'Critério é usado desde a Grécia Antiga', afirma Luiz da Costa, que, empatado com Marcos Zanetti, teve vitória na eleição pela prefeitura confirmada pela idade

Agência Estado

O novo prefeito de Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), Luiz da Costa (PMDB), 59, creditou a "Deus" a sua vitória nas eleições deste ano. Costa terminou a disputa empatado com Marcos Zanetti (PDT) com 3.869 votos e vai assumir o cargo por ser mais velho que o adversário, que tem 41 anos.

"Quando entramos em uma disputa esperamos pela vitória, mas o que aconteceu foi uma coisa divina", disse.

Veja o especial do iG sobre as eleições 2012

Balsa Nova: Candidatos recebem mesmo número de votos, e mais velho é eleito

Ex-juiz de direito, Costa foi vereador e presidente da Câmara Municipal entre 1983 e 1991. Por causa de suas experiências anteriores, Costa lembrou que será uma das poucas pessoas com atuação nos três poderes. "Já estive no Legislativo, atuei mais de 20 anos no Judiciário e agora vou assumir o Executivo. Vou usar essa experiência para a gestão. No Executivo, nós precisamos pensar ainda mais nas ações ", conta.

Segundo ele, os momentos que antecederam o resultado das eleições foram marcados pela emoção. "Estava ciente de uma vitória, mas por uma margem de votos, não dessa maneira. Mas se esse critério ( de escolha pela idade ) já era usado desde a Grécia antiga e veio para o mundo moderno, então o utilizamos", completou.

Costa quer aproveitar o tempo até a posse para aprimorar seu planejamento de governo. "Temos uma área de saúde muito difícil, que precisamos melhorar, assim como planejar a cidade para 2040. Ela tem potencial e vamos pensar no futuro", afirmou.

Para Zanetti, a derrota pela idade ainda está sendo digerida. "É uma coisa que não dá para explicar ainda. A sensação de quem ganhou, mas não levou. É um sentimento muito difícil de explicar", disse.

Zanetti acredita que uma pesquisa divulgada na semana anterior à eleição tenha influenciado no resultado. "Creio que isso mudou a situação", lamentou.

O empate em eleições de Balsa Nova não é novidade. Em 2004 e em 2008 dois candidatos à Câmara de Vereadores terminaram empatados e os critérios de idade foram aplicados. "As disputas sempre são acirradas, sem violência, mas muito disputadas", disse Costa.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.