Aliados de Dilma e Lula serão principais adversários do PT no segundo turno

PSDB ainda é o maior adversário dos petistas, mas partido enfrenta aliados em 14 das 22 cidades em que há disputa

Ricardo Galhardo - iG São Paulo | - Atualizada às

PT vai enfrentar candidatos de partidos da base aliada do governo Dilma Rousseff ou apoiaram Luiz Inácio Lula da Silva em 14 das 22 cidades nas quais vai disputar o segundo turno, segundo levantamento feito pela Secretaria de Organização do partido. Em outras oito, os adversários são da oposição.

Resultado das urnas:  PMDB é sigla que elegeu mais prefeitos

Partido de Kassab:  PSD sai das urnas como 4ª força política sem avançar nas capitais

O PSDB, principal partido da oposição, ainda é o maior adversário. Petistas e tucanos se enfrentarão em seis cidades, entre elas, três capitais: Pelotas (RS), São Paulo (SP), Taubaté (SP), Rio Branco (AC), João Pessoa (PB) e Guarulhos (SP). Ainda no campo da oposição o PT enfrentará o DEM em Salvador e o PPS em Ponta Grossa (PR).

Entre os aliados, o principal adversário será o PMDB do vice-presidente Michel Temer . Petistas e peemedebistas vão disputar as prefeituras de Vitória da Conquista (BA), Mauá (SP), Juiz de Fora (MG) e Petrópolis (RJ).

Leia mais:  Serra vê ‘guerra em curso’ e prepara tom mais agressivo no segundo turno

Leia também:  Contra mensalão, PT ressuscita compra de votos para reeleição de FHC

Em seguida vem o PSB, um dos partidos que mais cresceram nestas eleições , que será adversário do PT em Fortaleza (CE), Cuiabá (MT) e Campinas (SP).

O PDT será o adversário do PT em Niterói (RJ) e Cascavel (PR). Além disso, o PT vai enfrentar o PRB em Montes Claros (MG), PV em Diadema (SP), PC do B em Contagem (MG), PP em Maringá (PR) e o PTB em Santo André (SP).

Segundo o secretário de organização do PT, Paulo Frateschi, o fato de o PT ter mais adversários no campo aliado é um sinal da deterioração da oposição. “A oposição está esfarrapada por isso a tendência é ter mais disputas na base aliada”, disse Frateschi.

    Leia tudo sobre: eleições2012eleições2012sãopauloptdilmalula

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG