Teresina tem disputa acirrada entre prefeito e ex-prefeito

Pesquisa Ibope mostra que deve ter segundo turno na capital piauiense entre Elmano Férrer (PTB), que tenta a reeleição, e Firmino Filho (PSDB)

iG Ceará |

As eleição municipal em Teresina tem uma disputa acirrada entre o atual prefeito Elmano Férrer (PTB) e o ex-prefeito Firmino Filho (PSDB). Os dois devem disputar o segundo turno, segundo pesquisa Ibope divulgada na sexta-feira. Férrer tem 39% dos votos válidos - quando são excluídos os brancos, nulos e indecisos - contra 31% de Firmino. Durante a campanha, eles travam um embate com críticas mútuas às suas gestões.

Especial: Confira a cobertura completa do iG sobre as eleições 2012

Cola Eleitoral: Escolha seus candidatos e imprima os dados para conferir na votação

Divulgação
Firmino Filho, está numericamente à frente do rival Elmano Férrer, mas quadro é de empate técnico


A pesquisa estimulada mostra empate técnico entre os dois candidatos, uma vez que a margem de erro é de quatro pontos para mais ou para menos. Em 5 de outubro, o atual prefeito tem 35% das intenções de voto e o tucano, 27% da preferência do eleitorado. No decorrer da campanha, não houve grandes mudanças nos desempenhos dos dois candidatos.

Férrer foi eleito vice-prefeito de Teresina em 2004 e reeleito para o mesmo cargo em 2008. Em 2010, ele acabou herdando a cadeira do então prefeito Sílvio Mendes (PSDB), que renunciou ao cargo para disputar e perder o governo do Piauí. O prefeito tem em seu palanque os senadores João Vicente Claudino (PTB) e Ciro Nogueira (PP), mas foi rejeitado por PT e PSB, que optaram por lançar candidaturas próprias.

Firmino Filho foi eleito prefeito de Teresina pela primeira vez em 1996 e reeleito em 2004 no primeiro turno. Em 2006, foi candidato ao governo, mas terminou derrotado em uma disputa definida em primeiro turno, com vitória do ex-governador e hoje senador Wellington Dias, candidato do PT à Prefeitura de Teresina.

Dias, contudo, tem 14% na pesquisa estimulada do Ibope. Beto Rego (PSB), candidato apoiado pelo governador Wilson Martins (PSB), tem 10%. Os candidatos Daniel Solon (PSTU) e Maklandel Aquino (PSOL) aparecem com 1%, cada. Vasconcelo Pinheiro (PCB) não pontuou.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG