Em João Pessoa, petista supera caciques e chega às urnas como favorito

Luciano Cartaxo iniciou a campanha em terceiro lugar nas pesquisas, mas na reta final passou o senador Cícero Lucena (PSDB) e o ex-governador José Maranhão (PMDB).

iG Ceará |

O candidato do PT à Prefeitura de João Pessoa, Luciano Cartaxo, lidera as pesquisas de intenções de voto. Com apoio do prefeito Luciano Agra (sem partido), o petista saiu do terceiro lugar no início da campanha e chega às urnas como favorito frente a Cícero Lucena (PSDB) e José Maranhão (PMDB), duas das maiores lideranças políticas da Paraíba.

Cartaxo ganhou apoio de Agra após o prefeito deixar o PSB diante da ação do governador do Estado, Ricardo Coutinho, para emplacar a candidatura de sua ex-secretária de Planejamento Estelizabel Bezerra (PSB). Na pesquisa Ibope divulgada no sábado (6), o petista aparece com 33% dos votos válidos .

Especial: Confira a cobertura completa do iG sobre a corrida eleitoral de 2012

Divulgalção
Petista largou em terceiro nas pesquisas de intenção de voto mas superou políticos tradicionais da região

Prefeito de João Pessoa duas vezes, Cícero Lucena tem 22%, em terceiro lugar. O senador tucano tenta voltar à prefeitura da capital paraibana após sofrer uma derrota interna em 2010, quando não conseguiu se candidatar ao governo do Estado. Na época, seu colega, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), convenceu a legenda a apoiar a candidatura de Coutinho, frustrando os planos de Lucena e levando-o, aos 54 anos, a refazer o caminho do início de sua carreira política.

Com cacife de quem já foi governador da Paraíba por três vezes, deputado federal, estadual e de senador, José Maranhão largou na frente nas pesquisas, mas o extenso currículo do cacique não impediu uma queda e o peemedebista aparece em segundo, com 23%. 

Apadrinhada por Coutinho, Estelizabel Bezerra vem subindo nas pesquisas de intenções de voto. No entanto, como aparece ainda em quarto lugar, com 18% dos votos válidos, sua candidatura pode significar a maior derrota já sofrida pelo governador paraibano, que está no primeiro mandato e pode ter sua reeleição comprometida sem apoio na capital.

Completam a lista de sete candidatos Lourdes Sarmento (PCO), Renan Palmeira (PSOL), Antônio Radical (PSTU).

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG