Edivaldo Holanda Jr. e João Castelo vão para o 2º turno em São Luís

Candidato do PTC teve 36,44% dos votos válidos e tucano, que é o atual prefeito, alcança 30,60%. Washington Luís, que tinha apoio de Sarney e de Lula fica em quarto, com 11%

iG São Paulo | - Atualizada às

Divulgação
Candidato Edivaldo Holanda Junior votou ao lado da mulher Camila no no Recanto dos Vinhais

São Luís (MA) elegerá seu prefeito no segundo turno, em que estarão disputando o cargo Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e Castelo (PSDB). Com a apuração já encerrada, o primeiro obteve 186.184 votos (36,44%) e o segundo, 156.320 votos, ou 30,60%. Eliziane Gama, do PPS, ficou na terceira posição, com 70.582 votos (13,81%). Os números são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

O petista Washington Luís ficou apenas em quarto, com 11,02% dos votos. Ele era o único que conta com o apoio da governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB) ; do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da presidenta Dilma Rousseff (PT). Os três apareceram em inserções do candidato petista. Lula inclusive pediu votos para Washington nos primeiros programas eleitorais. Além disso, em comparação com os principais candidatos em São Luís, o tempo de TV do petista é três vezes maior que o dos seus concorrentes diretos na disputa.

Especial: Confira a cobertura completa do iG sobre as eleições municipais de 2012

Edivaldo Holanda Junior (PTC) nasceu em São Luís (MA), tem 34 anos e é deputado federal. Formado em direito, foi eleito vereador por duas vezes. Entre as propostas de Edivaldo, estão a implantação do ensino em tempo integral, a construção de 20 creches e a criação do Centro de Inteligência do Trânsito.

João Castelo (PSDB) nasceu em Caxias (MA) tem 75 anos e é o atual prefeito de São Luís do Maranhão. Sua carreira política começa em 1971 quando foi eleito deputado federal e permaneceu no cargo até 1979. No mesmo ano, se torna governador do Maranhão. Mais tarde, foi senador e, novamente, deputado federal. Entre as propostas de Castelo estão a implantação do veículo leve sobre trilhos e a construção do Hospital Central de Urgência e Emergência de Alta Complexidade.

* Com Agência Brasil e Agência Estado

Fotos da comemoração de candidatos pelo País

    Leia tudo sobre: eleições2012eleiçõesmaranhão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG