Ibope: Geraldo Júlio venceria no 1º turno no Recife com 54% dos votos válidos

Petista, que liderava a disputa até agosto, agora tem 18% dos votos válidos; o tucano Daniel Coelho tem 23%

iG São Paulo | - Atualizada às

O candidato do PSB à Prefeitura do Recife, Gerlado Júlio, venceria a disputa no primeiro turno com 54% dos votos válidos, segundo pesquisa Ibope encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de Pernambuco e divulgada neste sábado, véspera da votação. Os votos válidos excluem os brancos e nulos e os eleitores que se disseram indecisos.

Leia mais: Resultado das eleições em todo o País deve sair até as 22h de domingo

Veja o especial do iG sobre as eleições 2012

Guia do eleitor: Tire todas as suas dúvidas sobre as eleições 2012

Em segundo lugar, aparece o tucano Daniel Coelho com 23% dos válidos, seguido do petista Humberto Costa, com 18%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos. Mendonça Filho (DEM) obteve 4%, Roberto Numeriano (PCB), 1%, e os demais candidatos não pontuaram.

O Ibope também perguntou aos eleitores em quem eles não votariam. Humberto Costa tem o maior índice de rejeição, 37%, seguido de Mendonça (30%); Edna Costa, (28%); Jair Pedro (28%); Douglas Sampaio (20%); Roberto Numeriano (20%); Daniel Coelho (18%); Geraldo Julio (14%).

Na simulação de um eventual segundo turno, Geraldo Júlio venceria Daniel Coelho por 56% contra 31%. Se a disputa fosse entre Coelho e Costa, o primeiro levaria por 50% contra 30%. Agora, se a decisão ficasse entre Júlio e Costa, o candidato do PSB venceria com 61% contra 23% do petista.

A pesquisa foi feita entre os dias 4 e 6 de outubro de 2012 e foram entrevistadas 1.106 pessoas na cidade do Recife. A sondagem está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), sob o número PE-00266/ 2012.

O gráfico abaixo mostra o desempenho dos candidatos na pesquisa estimulada, que inclui os votos brancos, nulos e indecisos.


    Leia tudo sobre: eleições2012eleições2012pernambucorecifeibopepesquisa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG