Ibope: Eleição em São Paulo tem triplo entre Russomanno, Serra e Haddad

Levantamento do instituto mostra os três principais candidatos rigorosamente iguais, com 26% dos votos válidos e 22% na pesquisa estimulada

iG São Paulo | - Atualizada às

Nova pesquisa do Ibope, divulgada neste sábado (6), aponta um empate triplo entre Celso Russomanno (PRB), José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT) na disputa pela Prefeitura de São Paulo. De acordo com o levantamento, os três candidatos aparecem com 26% dos votos válidos, que não incluem os brancos e nulos. Gabriel Chalita (PMDB) tem 13%. 

Os dados seguem tendência semelhante aos números da pesquisa Datafolha divulgada no fim da tarde, na qual os três candidatos aparecem em condição de empate técnico .

Datafolha: Pesquisa mostra Serra com 28%, Russomanno com 27% e Haddad com 24%

No cálculo dos votos válidos, são desconsiderados os votos brancos e nulos, além dos eleitores que se dizem indecisos, seguindo o mesmo procedimento da Justiça Eleitoral na apuração para a divulgação dos resultados finais da eleição.

Na pesquisa estimulada divulgada pelo Ibope neste sábado, Russomanno, Serra e Haddad estão empatados com 22% das intenções de voto cada um, enquanto Chalita aparece com 11%. Soninha Francine (PPS) tem 4%, e Carlos Gianazzi (PSOL), Levy Fidelix (PRTB) e Paulinho da Força (PDT) aparecem com 1% das intenções de voto cada.

O Ibope também fez três simulações de segundo turno envolvendo os principais candidatos. Russomanno venceria Serra por 43% a 32% e também derrotaria Haddad, por 38% a 33%. Já em um possível embate entre Haddad e Serra, o petista venceria por 40% a 33%.

Em relação ao índice de rejeição, Serra segue com o maior percentual (39%), seguido por Haddad e Russomanno (ambos com 22%), Soninha e Levy (14%), Paulinho (13%) e Chalita (11%).

Brancos e nulos somam 8%, e outros 8% não sabem ou não responderam. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento do Ibope foi registrado Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) com o número número SP-01824/2012.

Veja abaixo o desempenho dos candidatos à Prefeitura de São Paulo ao longo da campanha. Os dados incluem apenas as intenções de voto, na pesquisa estimulada, com votos brancos, nulos e os que se declaram indecisos.


    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG