Datafolha mostra Lacerda com 50% dos votos válidos em BH; Patrus tem 43%

Diferença entre os dois candidatos caiu de 14 para sete pontos percentuais; como a margem de erro é de dois pontos, não é possível dizer se haverá ou não segundo turno na cidade

iG São Paulo | - Atualizada às

Nova pesquisa do Datafolha, divulgada neste sábado (6), indica que o atual prefeito e candidato à reeleição em Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), tem 50% dos votos válidos – excluídos os brancos e nulos –, sete pontos percentuais a mais que Patrus Ananias (PT), que aparece com 43%.

Leia mais: Resultado das eleições em todo o País deve sair até as 22h de domingo

Veja o especial do iG sobre as eleições 2012

Guia do eleitor: Tire todas as suas dúvidas sobre as eleições 2012

Nesse cálculo, são desconsiderados os votos brancos e nulos, além dos eleitores que se dizem indecisos, seguindo o mesmo procedimento da Justiça Eleitoral na apuração para a divulgação dos resultados finais da eleição.

Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Lacerda por ter entre 48% e 52% dos votos válidos, o que deixa o cenário incerto em relação à realização de 2º turno ou não. Patrus pode ter entre 41% e 45%. A diferença entre os dois caiu de 14 para sete pontos em relação ao último levantamento.

Nas intenções de voto, incluindo os brancos e nulos, o atual prefeito aparece com 44% das intenções de voto, contra 38% de Patrus Ananias e 3% de Maria da Consolação (PSOL). Em seguida, aparece Vanessa Portugal (PSTU), com 2%. Brancos e nulos somam 6%, enquanto 7% não sabem ou não responderam.

O Datafolha também fez uma simulação de 2º turno entre Lacerda e Patrus, e o atual prefeito venceria por 48% a 42%. Em relação ao índice de rejeição dos candidatos, Lacerda tem 22%, e o petista, 20%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) com o número MG-01178/2012. O Datafolha ouviu 1.726 eleitores entre os dias 5 e 6 de outubro. 

Veja abaixo o desempenho dos candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte ao longo da campanha. Os dados incluem apenas as intenções de voto, na pesquisa estimulada, com votos brancos, nulos e os que se declaram indecisos.


    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG