TRE espera crescimento de 20% no número de justificativas. Capital pode bater recorde como reflexo do número alto de migrantes

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (DF) espera um número recorde de eleitores que terão de justificar seus votos no centro administrativo do País. São aguardados 200 mil justificações no próximo domingo (7), quando ocorreram as eleições municipais. O número é 20% maior que o do pleito de 2008, quando 160 mil pessoas justificaram ausência nas urnas.

Veja o especial do iG sobre as eleições 2012

TSE: Tribunal autoriza envio de tropas federais para mais 127 municípios

Estimativa do número de justificativas de voto é 20% maior do que nas eleições de 2008
Agência Brasil
Estimativa do número de justificativas de voto é 20% maior do que nas eleições de 2008

Será colocada a disposição dos eleitores 99 postos do TRE. O tribunal calcula que 90% deles residam no DF, onde a número de migrantes é alto. Projetada para ter 500 mil moradores, Brasília e suas cidades satélites têm mais de 2,6 milhões de pessoas, conforme censo divulgado pelo IBGE em agosto.

Guia do eleitor: Consulte todas informações sobre as eleições municipais

Cresceu 29,6% o número de habitantes entre 2010 e 2012. O censo também registrou pela primeira vez um número maior de brasilienses em relação aos migrantes. Hoje, 53,8% dos moradores do DF são nascidos no distrito.

Para justificar é preciso preencher formulário e apresentar título de eleitor acompanhado de documento oficial de identificação com foto (RG, carteira de motorista). Os postos funcionarão de 8h às 17h. Os locais podem ser consultados no site do TRE-DF (www.tre-df.jus.br).

Aqueles que não conseguirem justificar terão 60 dias para regularizar a ausência no tribunal eleitoral da cidade onde tirou o título eleitoral.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.