Em Fortaleza, Roberto Cláudio e Elmano de Freitas têm 23%, aponta Datafolha

Candidatos das máquinas municipal e estadual, Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSB), começaram a campanha entre os últimos e chegam à reta final na liderança

Daniel Aderaldo - iG Ceará | - Atualizada às

A pesquisa Datafolha para a Prefeitura de Fortaleza divulgada nesta quinta-feira (4) mostra Roberto Cláudio (PSB) e Elmano de Freitas (PT) empatados com 23% cada. O candidato socialista cresceu quatro pontos percentuais em uma semana. Já o petista oscilou um ponto para baixo.

Moroni Torgan (DEM) oscilou de 18% para 17%. Considerando a margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos, o democrata permanece tecnicamente empatado com os dois candidatos das máquinas municipal e estadual, dividindo a liderança.

Heitor Férrer (PDT) oscilou de 13% para 11%. Renato Roseno (Psol) de 7% para 6%. I nácio Arruda (PCdoB) e Marcos Cals (PSDB) tinham 3%, cada, e aparecem agora com 2%.

Francisco Gonzaga (PSTU), Valdeci Cunha (PRTB) e André Ramos (PPL) não pontuaram. Brancos e nulos somam 4%. Indecisos, 11%.

Candidatos das máquinas

Roberto Cláudio é apoiado pelo governador Cid Gomes (PSB) e Elmano de Freitas pela prefeita Luizianne Lins (PSB). Embora tenham padrinhos políticos de peso, os dois candidatos começaram a disputa desconhecidos do eleitorado entre os últimos colocados e, ao final da propaganda eleitoral, chegaram à reta final na liderança.

Segundo turno

O Datafolha também fez simulações para o segundo turno com os quatro candidatos melhores colocados. Segundo a pesquisa, Roberto Cláudio venceria em qualquer uma das disputas. O candidato do PSB teria 44%, contra 38% de Elmano de Freitas. Já o petista, venceria se o segundo turno fosse com Moroni Torgan ou Heitor Férrer.

O Datafolha ouviu 1.278 eleitores nos dias 2 e 3 de outubro. A pesquisa foi encomendada pelo jornal O POVO e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com o número 0118/2012.


    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG