Recife: Daniel Coelho cresce e assume 2º lugar; Julio segue líder, diz Datafolha

Candidato tucano ultrapassa o petista Humberto Costa, que agora tem 16%; apadrinhado de Eduardo Campos tem 41% e se isola na liderança

iG São Paulo | - Atualizada às

O candidato do PSDB à Prefeitura do Recife, Daniel Coelho , cresceu quatro pontos e assumiu o segundo lugar com 26%, informou a pesquisa Datafolha, divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo .

Na pesquisa anterior, Daniel aparecia tecnicamente empatado com Humberto Costa (PT), mas já numericamente à frente. O petista agora oscilou um ponto para baixo e tem 16% das intenções de voto.

Veja o especial do iG sobre as eleições 2012

Na liderança, segue isolado o candidato do PSB Geraldo Júlio , apadrinhado pelo governador do Estado, Eduardo Campos (PSB). Júlio oscilou um ponto para baixo e marcou 41%. 

Em quarto lugar, aparece Mendonça (DEM), com 4%. Edna Costa (PPL), Jair Pedro (PSTU) e Roberto Numeriano (PCB) alcançaram 1%. Brancos e nulos somam 5%, enquanto indecisos, 4%.

Considerando apenas os votos válidos, excluindo brancos, nulos e indecisos, Geraldo Júlio tem 45% e Coelho, 29%. 

O Datafolha simulou dois cenários para o segundo turno, e, nos dois casos, Geraldo Júlio aparece como vencedor, com mais de 50%. Contra Humberto Costa, ele teria 59% e o petista, 29%. Contra Daniel Coelho, o socialista teria 52% e o tucano, 37%.

O Datafolha também questionou os eleitores sobre os candidatos em que eles não votariam. Costa tem o maior índice de rejeição, com 42%. Coelho tem 20%, enquanto Júlio, 18%. 

O Datafolha ouviu 1.277 eleitores entre os dias 2 e 3 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada sob o número 00216/2012 no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG