Afirmação foi dada um dia após ex-ministro da Educação insinuar que senador tucano é despreparado para ocupar a Presidência da República

Em visita a Salvador nesta sexta-feira (28), o senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou que o candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad , não "possa ser tão idiota como parece, às vezes". O tucano também disse ter sido "desastrosa" a gestão do petista no Ministério da Educação. O senador ainda declarou que Haddad é um político neófito e recomendou-lhe a leitura da biografia de São Francisco de Assis, para que fique mais humilde.

Poder Online: 'Leia um livro. Pode ser na praia de Ipanema, mas leia', diz Haddad a Aécio

Tudo isso foi a reação do senador à declaração de Haddad , na última quinta-feira (27), dizendo que, se quiser ser presidente, Aécio tem de ler um livro por semana para se preparar para o cargo. Ao lado do ex-ministro, estava o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva .

Leia mais: Na reta final da campanha, Lula vai a Osasco e Guarulhos

Leia também: Em nota, Haddad critica Serra e Russomanno por cancelamento de debate

"Em primeiro lugar, eu quero agradecer ao candidato Haddad por ter lançado minha candidatura à Presidência da República. Mas eu vou deixar que o meu partido decida isso no tempo certo. Como eu não acho que ele possa ser tão idiota como parece, às vezes, certamente ele quis dar uma estocada no presidente ( Lula ), talvez insatisfeito com a incapacidade do Lula de alavancar a sua candidatura", afirmou o tucano.

Saiba mais: De olho em 2014, Aécio faz giro pelo País

De acordo com pesquisa do Datafolha divulgada na última quinta, Haddad, com 18%, está em terceiro lugar, atrás de Celso Russomano (PRB), que tem 30%, e José Serra (PSDB), preferido por 22% dos entrevistados. Como há margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, o tucano e o petista estão tecnicamente empatados.

Especial iG: Leia todas as notícias sobre as eleições municipais de 2012

Em sua resposta, Aécio foi além. Ele disse que Minas Gerais tem o melhor ensino fundamental do País, tendo feito, assim, uma boa administração na educação. O tucano qualificou como desastrosa a passagem de Haddad no Ministério da Educação. O senador disse que as falhas no Enem foram a moldura da incompetência.

Por fim, Aécio teve tempo para ironizar mais ainda o prefeiturável petista. "Vou sugerir a ele que, nas férias forçadas que provavelmente terá a partir de domingo (data da votação do primeiro turno), leia a biografia de São Francisco de Assis. Um pouco de humildade fará dele um homem melhor no futuro", disse. 

Aécio veio à Bahia fazer campanha para ACM Neto (DEM), em Salvador e José Ronaldo (DEM), em Feira de Santana. De acordo com o tucano, é possível governar município ou estado sem apoio do governo federal, e citou seu próprio exemplo de que, quando era governador de Minas, Lula ocupava a Presidência. À noite, Aécio participa de um compromisso político de ACM Neto no bairro da Boca do Rio.

Também nesta sexta, mais cedo, o tucano direcionou sua metralhadora giratória em direção a Lula, ao chamá-lo de "líder de facção".

A campanha afirmou que não Haddad não vai comentar as declarações do senador mineiro.

Com Agência Estado

    Leia tudo sobre: lula
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.