Elmano saltou de 14% para 19%, segundo pesquisa Ibope. Como a margem de erro é de três pontos, três candidatos estão tecnicamente empatados na capital cearense

O candidato petista à prefeitura de Fortaleza, Elmano de Freitas , apoiado pela atual prefeita Luizianne Lins (PT), cresceu cinco pontos percentuais nas intenções de voto em 14 dias, mostra pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (13). Ele subiu de 14% para 19%.

Como a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, Elmano aparece tecnicamente empatado com Moroni Torgan (DEM), que tem 23%, e com Roberto Cláudio (PSB), candidato do governador Cid Gomes, que aparece com 18%. Moroni, no entanto, continua numericamente à frente dos dois adversários.

Leia mais: Candidatos de governadores ofuscam apoio de Lula em Recife e Fortaleza

Fortaleza: Antes aliados, candidatos do PSB e PCdoB atacam gestão petista em debate

No início da campanha, o candidato do PT largou com 4% da preferência do eleitorado. Após o início do horário eleitoral, com a exposição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Luizianne Lins em seu programa, saltou para 14% e agora tem 19%.

Ataques: PT perde a liderança e endurece tom contra o PSB no Recife

Leia também: Em debate, aliança desfeita entre PT e PSB vira alvo da oposição

Embolando ainda mais o cenário eleitoral na capital cearense, Heitor Férrer (PDT) aparece em seguida, com 13% das intenções de voto. Deputado estadual de terceiro mandato e principal opositor de Cid Gomes na Assembleia Legislativa, o candidato pedetista oscilou um ponto positivo em relação à última pesquisa Ibope.

Em seguida, aparecem Renato Roseno (PSOL) com 7%, Inácio Arruda (PCdoB), 6%, e Marcos Cals (PSDB), 4%. Professor Valdeci (PRTB) e Francisco Gonzaga (PSTU) não pontuaram. André Ramos (PPL) não foi citado pelos eleitores pesquisados. Brancos e nulos somam 4%. Não sabem e não responderam, 5%.

Leia todas as notícias sobre a disputa no Ceará

Segundo turno

Embora apareça na liderança em todas pesquisas divulgadas até agora, Moroni Torgan leva desvantagem em três das quatro simulações de segundo turno realizadas pela pesquisa Ibope.

Em uma eventual disputa entre ele e Elmano de Freitas, o petista aparece numericamente à frente, porém empatado com o democrata: 43% contra 42%. O mesmo resultado é repetido em um hipotético segundo turno de Torgan contra Heitor Férrer. Na simulação contra Roberto Cláudio, a diferença sobe, mas o empate técnico permanece com o candidato de Cid Gomes: 43% contra 39%.

O único cenário em que sai vitorioso é contra Inácio Arruda, que iniciou a campanha em segundo lugar, mas vem caindo a cada nova pesquisa. Torgan teria 45% e Arruda, 37%.

Em uma simulação entre os dois candidatos da máquina pública. Roberto Cláudio aparece numericamente à frente, porém empatado com Elmano de Freitas. O socialista tem 41% e o petista, 39%

A pesquisa Ibope divulgada pelo jornal Diário do Nordeste ouviu 805 eleitores entre os dias 9 e 11 de setembro e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com o número CE-00042/2012.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.