Elmano, apoiado por Luizianne, e Roberto Cláudio, candidato de Cid Gomes, dispararam nas pesquisas, mas estão tecnicamente empatados em segundo lugar

Os candidatos à prefeitura de Fortaleza apoiados pelo governador Cid Gomes (PSB) e pela prefeita Luizianne Lins (PT) devem polarizar o debate promovido RedeTV! e o jornal Folha de S.Paulo de TV nesta quarta-feira (12), a partir das 22h45. Empatados na vice-liderança, Roberto Cláudio (PSB) e Elmano de Freitas (PT) estão tecnicamente empatados na briga para ver quem vai para o segundo turno com Moroni Torgan (DEM), líder nas pesquisas.

Leia todas as notícias sobre a disputa em Fortaleza

Datafolha: Elmano e Roberto Cláudio estão tecnicamente empatados em 2º

Esse será o primeiro debate na TV na capital do Ceará após o início do horário eleitoral e o avanço dos dois nas pesquisas de intenção de voto. Cláudio e Elmano, apoiados pelas duas maiores forças políticas da capital, subiram em média dez pontos em um período de 30 dias nas sondagens do Datafolha e Ibope.

Recife: Em debate, aliança desfeita entre PSB e PT vira alvo da oposição

Apoiador do PT em Fortaleza nos últimos oito anos, o PSB rompeu com o partido e oficializou a candidatura do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Roberto Cláudio, após o ex-secretário de Educação de Fortaleza Elmano de Freitas vencer as prévias para disputar a sucessão, com apoio de Luizianne.

Embora Cid tenha declarado publicamente diversas vezes a disposição de manter a aliança, puxados por seu irmão mais velho, o ex-ministro Ciro Gomes, os socialistas decidiram lançar candidatura própria, alegando que o nome apresentado pelos petistas foi, na realidade, imposto pela prefeita.

O debate da RedeTV! e da Folha de S.Paulo terá a participação dos oito candidatos cujos partidos têm representação na Câmara Federal. Além de Moroni Torgan, Roberto Cláudio e Elmano de Freitas, confirmaram presença Heitor Férrer (PDT), Inácio Arruda (PCdoB), Renato Roseno (PSOL), Marcos Cals (PSDB) e Valdeci Cunha (PRTB). A regra deixou de fora Francisco Gonzaga (PSTU) e André Ramos (PPL).

O debate será mediado pelo jornalista Kennedy Alencar e terá também a participação de dois repórteres. Serão cinco blocos e cerca de duas horas de duração. No primeiro bloco e no terceiro blocos, candidato pergunta para candidato. No segundo e no quarto, os candidatos respondem a perguntas dos jornalistas. E, no quinto e último bloco, os concorrentes farão suas considerações finais.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.