Debate no Recife expõe duelo entre candidatos de Eduardo Campos e Lula

Encontro entre postulantes à Prefeitura da capital pernambucana é o primeiro desde que Geraldo Júlio (PSB) assumiu a liderança nas pesquisas, superando o petista Humberto Costa

iG São Paulo |

Uma das sucessões municipais de 2012 com mais contornos de duelo nacional, a disputa pela Prefeitura do Recife chega neste domingo (9) a mais um capítulo decisivo. Os principais candidatos se enfrentarão em um debate promovido pela RedeTV! em parceria com o jornal Folha de S.Paulo, a partir das 22h15, com destaque para o esperado embate entre Geraldo Júlio (PSB), afilhado político do governador Eduardo Campos , e o senador Humberto Costa (PT), apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela presidenta Dilma Rousseff .

Leia mais: Candidato de Eduardo Campos assume liderança no Recife, diz Ibope

Leia também: Agenda de Lula provoca ciúmes e disputa entre PT e aliados no Recife

Este será o primeiro debate desde que Geraldo Júlio assumiu a liderança nas intenções de voto. De acordo com levantamento feito pelo Ibope, divulgado no último dia 3, o candidato do PSB aparece com 33%, isolado na primeira colocação , ante 25% de Humberto Costa. Em relação à pesquisa anterior, de agosto, o candidato de Eduardo Campos saltou 17 pontos percentuais (tinha 16%), enquanto o senador petista caiu 7% (somava 32%).

Mais pesquisas: Pelo Vox Populi, Geraldo Júlio e Humberto Costa estão empatados

Saiba mais: PT pede impugnação da candidatura de Geraldo Júlio

AE
12/07 - O candidato do PSB à Prefeitura do Recife, Geraldo Júlio, participa da Reunião Amigos 40 ao lado do governador, Eduardo Campos

Além de Geraldo Júlio e Humberto Costa, confirmaram presença no debate deste domingo os candidatos Daniel Coelho (PSDB), Mendonça Filho (DEM) e Esteves Jacinto (PRTB). Segundo a última pesquisa do Ibope, o tucano é o terceiro colocado, com 15% das intenções de voto, à frente do candidato do DEM, que tem 8%, e do postulante do PRTB, com 1%.

Saiba tudo: Leia todas as notícias sobre a eleição no Recife

Especial iG: Saiba tudo sobre as eleições municipais de 2012 em todo o País

Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Pelo lado do PT, o senador Humberto Costa conta com a chancela do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O debate da RedeTV! e da Folha de S.Paulo terá cinco blocos e cerca de duas horas de duração. No primeiro bloco e no terceiro blocos, candidato pergunta para candidato. No segundo e no quarto, os candidatos respondem a perguntas dos jornalistas. E, no quinto e último bloco, os concorrentes farão suas considerações finais.

O mediador será o jornalista Kennedy Alencar e também haverá participação dos repórteres Marcos Sugahara, da RedeTV!, e Eduardo Scolese, da Folha. Já foram realizados os debates em São Paulo (no dia 3), no Rio de Janeiro (dia 5) e em Belo Horizonte (dia 7). No dia 12, será a vez do encontro entre os candidatos à Prefeitura de Fortaleza.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG