Em Porto Alegre, candidatos empatados disputam eleitor neste sábado

Pesquisas apontam empate técnico entre José Fortunati (PDT) e Manuela D'Ávila (PCdoB) tanto no primeiro turno, como no segundo.

Agência Estado |

Agência Estado

A deputada federal e candidata à prefeitura de Porto Alegre, Manuela D'Ávila (PCdoB), foi a Restinga, bairro mais populoso da capital, para tentar ultrapassar o atual prefeito, José Fortunati (PDT). Os dois estão empatados nas intenções de votos , segundo as últimas pesquisas, divulgadas na semana passada, com percentuais que oscilam entre 34% e 38%, dependendo do instituto de pesquisa.

Leia mais sobre as eleições no Rio Grande do Sul

Reeleita para a Câmara dos Deputados em 2010 com quase 500 mil votos, a candidata falou aos moradores do bairro sobre a necessidade de ampliação dos horários de ônibus, para que os moradores possam estudar à noite.

A Restinga fica distante em cerca de 25 quilômetros do centro. A candidata aproveitou para alfinetar Fortunati, que assinou a autorização para o início do transporte seletivo (microônibus) nas últimas semanas. "Não precisa levar 12 anos para ter lotação na Restinga". Fortunati governa a cidade há dois anos, após a saída de José Fogaça (PMDB) que disputou o governo do Estado, em 2010. A coligação, que elegeu Fortunati, está na prefeitura desde 2005.

Na visita, Manuela, que já ocupou a vice-liderança do governo na Câmara, tentou reforçar sua ligação com o governo Dilma Rousseff, prometendo a entrega do hospital da Restinga que está em construção no bairro. A candidata foi proibida pela Justiça Eleitoral de fazer referência aos governos estadual e federal , ambos do PT, em seu material de campanha. Sobre as obras em andamento na cidade, a maioria delas para a Copa do Mundo, Manuela promete a continuidade, mas sempre ressaltando que há muito o que fazer.

Fortunati tinha apenas um evento em sua agenda neste sábado. Sem se licenciar do cargo de prefeito, o candidato tem feito campanha apenas à noite e nos finais de semana, em ritmo muito menor do que Manuela.

As pesquisas também apontam empate técnico entre os Manuela e Fortunati quando a pergunta é eleição em segundo turno. Adão Villaverde, candidato do PT, está em terceiro nas pesquisas, abaixo de 10%.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG