No Rio, Eduardo Paes lidera com 52%, e Freixo tem 14%

Prefeito e candidato à reeleição saltou cinco pontos percentuais e segue na primeira colocação; candidato do PSOL também subiu, mas dois pontos, dentro da margem de erro

iG São Paulo | - Atualizada às

O prefeito e candidato à reeleição no Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), segue na liderança das intenções de voto de acordo com a mais nova pesquisa do Ibope, divulgada nesta quarta-feira (5). Ele aparece com 52%, ante 14% do segundo colocado, Marcelo Freixo (PSOL). A pesquisa foi encomendada pela TV Globo. Se o pleito fosse hoje, Paes seria reeleito no primeiro turno. 

Vox Populi: Eduardo Paes tem 52% das intenções de voto no Rio

Datafolha: Eduardo Paes seria reeleito no primeiro turno, mostra pesquisa

Em relação ao levantamento anterior do Ibope, divulgada em 16 de agosto, Paes ganhou cinco pontos percentuais (tinha 47%). Freixo, por sua vez, também oscilou positivamente, passando de 12% para 14%.

Leia mais: 'Prefeito não tem idelogia, tem pragmatismo', diz Eduardo Paes

Beth Santos/Divulgação
Prefeito do Rio, Eduardo Paes, venceria a eleição no primeiro turno se o pleito fosse hoje, diz pesquisa do Ibope

Bem distante dos primeiros colocados, aparece o deputado Rodrigo Maia (DEM), em terceiro lugar, com 3% das intenções de voto (tinha 5% no levantamento anterior). O tucano Otávio Leite e Aspásia Camargo (PV) dividem a quarta colocação, com 2% - Leite perdeu um ponto, e Aspásia ganhou um.

Cyro Garcia (PSTU), Fernando Siqueira (PPL) e Antônio Carlos (PCO) não alcançaram 1% das intenções de voto. Brancos ou nulos somaram 16%, e 10% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

A pesquisa do Ibope foi realizada entre os dias 2 e 4 de setembro e ouviu 1.001 pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Rejeição

O Ibope também questionou os entrevistados em quais candidatos eles não votariam de jeito nenhum. O líder em rejeição é Rodrigo Maia, com 36%, seguido por Eduardo Paes (21%), Aspásia Camargo (18%), Cyro Garcia, Otávio Leite e Antônio Carlos (todos com 13%), Fernando Siqueira (12%) e Marcelo Freixo (11%).

Pesquisa em Natal

Nesta quarta-feira (5), o Ibope também divulgou sua primeira pesquisa sobre a corrida pela sucessão municipal em Natal (RN). Carlos Eduardo (PDT) lidera com 44% das intenções de voto, seguido Hermano Moraes (PMDB), que tem 19%. O terceiro colocado é o petista Fernando Mineiro, com 5%, e na sequência vêm Rogério Marinho (PSDB), com 4%, e Robério Paulino (PSOL), com 1%. Brancos ou nulos somaram 17%, e 10% não souberam ou não opinaram. 

A pesquisa na capital do Rio Grande do Norte foi realizada entre os dias 2 e 4 de setembro com 602 entrevistados. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. 

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG