Qual ministro do julgamento do mensalão é o mais polêmico? Opine

Enquete do iG quer saber do leitor quem é o mais polêmico: Gilmar Mendes, Joaquim Barbosa, José Dias Toffoli, Marco Aurélio Mello, Ricardo Lewandowski ou Rosa Weber

iG São Paulo | - Atualizada às

No 1º mês de julgamento , o STF condenou cinco dos 37 réus do mensalão, desconstruiu as principais teses da defesa, acabou com o ânimo dos advogados e foi palco de polêmicas e brigas entre ministros.

Leia também: Enquete revolucionária do iG é comentada nas redes sociais

Joaquim Barbosa, o relator do processo, e Ricardo Lewandowski, o revisor, bateram boca em vários momentos do julgamento. José Dias Toffoli era uma incógnita porque, como já foi advogado do PT, existia a possibilidade de ser impedido de votar . Gilmar Mendes é outro ministro que se envolveu numa briga de versões com Luiz Inácio Lula da Silva ao dizer que foi pressionado pelo ex-presidente para adiar o julgamento.

Leitores do iG: Marta é eleita pior prefeita de SP dos últimos 20 anos

Enquete do iG: FHC é eleito o presidente que mais fez pelo Brasil

Arte iG
Enquete do iG: qual ministro do julgamento do mensalão é o mais polêmico? Participe!

Marco Aurélio Mello fez duras críticas a Barbosa por não ser flexível sobre o formato do julgamento e chegou a chamar o ministro de “o todo poderoso relator”. Indicada pela presidenta Dilma Rousseff, Rosa Weber era uma das esperanças de voto “pró-absolvição” , mas frustrou os advogados ao pedir a condenação dos réus.

A partir desta segunda-feira (20), o iG quer saber do leitor, em tempo real, qual dos ministros do STF é o mais polêmico. Para votar, basta clicar na enquete, em destaque na home do iG . Participe e saiba como pensam os outros usuários. Você faz o iG ao vivo com a gente.

Enquete inovadora

A plataforma de enquete é baseada no conceito real time, que promove uma interação completa e em tempo real entre todos os usuários do portal. O leitor poderá participar e conferir de que forma todos os outros usuários estão votando simultaneamente. Assim, é possível acompanhar os resultados e medir as mudanças de humor dos internautas em relação aos principais temas do Brasil e do mundo.

A tecnologia, criada pela IBT, empresa que pertence à Brztech, da qual faz parte o grupo português Ongoing, reduz o tempo entre a ação do usuário e a visualização, eliminando os atrasos decorrentes da atualização de páginas e de publicação. O grupo Ongoing é controlador do portal iG .

No início do mês, os internautas do iG já participaram de uma enquete para escolher qual foi o pior prefeito de São Paulo nos últimos 20 anos: Luiza Erundina, Paulo Maluf, Celso Pitta, Marta Suplicy, José Serra ou Gilberto Kassab? A senadora Marta Suplicy (PT), ex-prefeita da capital, teve o maior número de votos.

Outra enquete queria saber qual presidente fez mais pelo País: José Sarney, Fernando Collor de Mello, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Lula ou Dilma Rousseff. Com mais de 100 mil votos, FHC foi o escolhido.

A plataforma revolucionária do iG vem tendo um grande alcance nas redes sociais , em especial no Twitter e no Facebook. A repercussão das enquetes anteriores foi imediata e vários usuários convocaram os amigos para votar na home do portal, fazendo com que a plataforma rapidamente se tornasse um viral na rede.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG