Moroni, do DEM, lidera em Fortaleza; candidatos de Cid e Luizianne saltam

Apoiados pelas maiores forças politicas do Ceará, Elmano de Freitas e Roberto Cláudio saem das últimas colocações e aparecem em 2º e 3º, mostra Vox Populi

Daniel Aderaldo - iG Ceará | - Atualizada às

A primeira pesquisa Vox Populi de Fortaleza, divulgada nesta quarta-feira (29), mostra uma reviravolta no cenário eleitoral da capital cearense. Moroni Torgan (DEM), permanece na frente, com 26%. Em seguida aparecem Elmano de Freitas (PT), com 13%, e Roberto Cláudio (PSB), com 12%. Antes do início da propaganda gratuita no rádio e na televisão, os dois candidatos palacianos estavam entre os últimos nas consultas Ibope e Datafolha.

Ibope: Candidato do DEM em Fortaleza tem 31% das intenções de voto

Datafolha: Moroni Torgan lidera na capital com vantagem de 13 pontos

Inácio Arruda (PCdoB) e Heitor Férrer (PDT) têm 9%, cada. Até então, eles apareciam sempre em segundo e terceiro, respectivamente. Renato Roseno (PSOL), tem 7%. Marcos Cals (PSDB), 3% e André Ramos (PPL), 1%. Professor Valdeci (PRTB) e Francisco Gonzaga (PSTU) não pontuaram. Brancos e nulos somam 7%. Não sabem ou não responderam, 15%.

Leia também: Após um mês nos bastidores, Luizianne entra na campanha do PT

Elmano de Freitas, candidato apoiado pela prefeita Luizianne Lins (PT), teve o maior crescimento, comparando o resultado com os das consultas de outros institutos. Na pesquisa Ibope, divulgada no dia 13 de agosto, o petista tinha 6% das intenções de voto, em sétimo lugar. Antes, na pesquisa Datafolha de 21 de julho, 3%.

Com o apoio do governador Cid Gomes (PSB), Roberto Cláudio, também deu um salto, embora menor. Na última pesquisa Ibope ele já aparecia com 8%, empatado em quarto lugar com o candidato do PSOL. Na pesquisa Datafolha, em sexto lugar, tinha 5%.

Rejeição

Líder isolado em todas as pesquisas, Moroni Torgan também tem a maior rejeição entre os dez candidatos. Segundo a pesquisa Vox Populi, 28% dos eleitores ouvidos não votariam em hipótese alguma no democrata; 12% não votaria em Elmano de Freitas; 11% em Inácio Arrruda; 5% em Roberto Cláudio; 3% em Marcos Cals. Heitor Férrer, Francisco Gonzaga e André Ramos tem rejeição de 2% dos entrevistados, cada. Valdeci 1%.

A pesquisa Vox Populi ouviu mil eleitores entre os dias 25 e 27 de agosto. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pela TV Bandeirantes e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número CE-00019/2012.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG