Caciques lideram disputa pelo comando da Prefeitura de João Pessoa

O ex-governador José Maranhão (PMDB) e o senador Cícero Lucena (PSDB) estão praticamente empatados na liderança, segundo as pesquisas eleitorais

Daniel Aderaldo - iG Ceará | - Atualizada às

Duas das maiores lideranças políticas da Paraíba disputam o comando da Prefeitura de João Pessoa. Entre os sete candidatos que se enfrentam nas urnas em outubro, estão o senador Cícero Lucena (PSDB) e o ex-governador José Maranhão (PMDB), praticamente empatados nas pesquisas eleitorais até o momento. No último Ibope, divulgado no início de agosto, Maranhão aparece com 27% das intenções de voto e Lucena, com 26%.

Especial iG: Saiba tudo sobre as eleições municipais de 2012

Leia mais:  Campanha na TV mudará cenário eleitoral em 15 dias

Divulgação
José Maranhão já foi governador da PB

Eleito prefeito de João Pessoa em 1996 e reeleito em 2000 pelo PMDB, Lucena se transformou em um dos nomes mais fortes do tucanato paraibano. Primeiro secretário da Mesa Diretora do Senado Federal e presidente estadual do PSDB, ele tenta voltar à prefeitura da capital após sofrer uma derrota interna em 2010, quando não conseguiu se candidatar ao governo do Estado.

Mulheres:  Participação nas eleições municipais cresce 85% em relação a 2008

Na época, seu colega, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), convenceu a legenda a apoiar a candidatura do hoje governador, Ricardo Coutinho (PSB), frustrando os planos de Lucena e levando-o, aos 54 anos, a refazer o caminho do início de sua carreira política.

O senador tucano terá um rival de igual peso no pleito de outubro. José Maranhão (PMDB), aos 78 anos, é um dos políticos mais experientes em atividade no Estado. O currículo do cacique peemedebista inclui ter governado a Paraíba por três vezes, além de uma coleção de mandatos de deputado federal, estadual e de senador. Atualmente sem mandato, Maranhão concorreu nas últimas eleições ao governo do Estado. Chegou ao segundo turno, mas foi vencido por Ricardo Coutinho, seu aliado em outros tempos.

Brasil Econômico: 'Lula é um patrimônio político do povo', diz ministro da Integração

Divulgação
Cícero Lucena é senador pelo PSDB

No rol dos políticos mais experimentados, figura ainda o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT). O petista de 48 anos foi eleito vereador da capital paraibana pela primeira vez em 1996 e se reelegeu para mais três mandatos consecutivos. Ocupou a cadeira de vice-governador por 10 meses em 2009. Nas eleições de 2010, chegou à Assembleia Legislativa. Ele tem na disputa 14% das intenções de voto, segundo o Ibope.

Leia mais: Propaganda na TV é ‘divisor de águas’ nas campanhas eleitorais

Cartaxo tem o apoio do atual prefeito de João Pessoa, Luciano Agra – atualmente sem partido. Agra deixou o PSB após o governador Coutinho defender e emplacar sua ex-secretária de Planejamento Estelizabel Bezerra. A candidata socialista disputa um cargo eletivo pela primeira vez. Completam a lista de candidatos à prefeitura de João Pessoa Renan Palmeira (PSOL), Antônio Radical (PSTU) e Lourdes Sarmento (PCO).

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG