O ex-governador José Maranhão (PMDB) e o senador Cícero Lucena (PSDB) estão praticamente empatados na liderança, segundo as pesquisas eleitorais

Duas das maiores lideranças políticas da Paraíba disputam o comando da Prefeitura de João Pessoa. Entre os sete candidatos que se enfrentam nas urnas em outubro, estão o senador Cícero Lucena (PSDB) e o ex-governador José Maranhão (PMDB), praticamente empatados nas pesquisas eleitorais até o momento. No último Ibope, divulgado no início de agosto, Maranhão aparece com 27% das intenções de voto e Lucena, com 26%.

Especial iG: Saiba tudo sobre as eleições municipais de 2012

Leia mais:  Campanha na TV mudará cenário eleitoral em 15 dias

José Maranhão já foi governador da PB
Divulgação
José Maranhão já foi governador da PB

Eleito prefeito de João Pessoa em 1996 e reeleito em 2000 pelo PMDB, Lucena se transformou em um dos nomes mais fortes do tucanato paraibano. Primeiro secretário da Mesa Diretora do Senado Federal e presidente estadual do PSDB, ele tenta voltar à prefeitura da capital após sofrer uma derrota interna em 2010, quando não conseguiu se candidatar ao governo do Estado.

Mulheres:  Participação nas eleições municipais cresce 85% em relação a 2008

Na época, seu colega, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), convenceu a legenda a apoiar a candidatura do hoje governador, Ricardo Coutinho (PSB), frustrando os planos de Lucena e levando-o, aos 54 anos, a refazer o caminho do início de sua carreira política.

O senador tucano terá um rival de igual peso no pleito de outubro. José Maranhão (PMDB), aos 78 anos, é um dos políticos mais experientes em atividade no Estado. O currículo do cacique peemedebista inclui ter governado a Paraíba por três vezes, além de uma coleção de mandatos de deputado federal, estadual e de senador. Atualmente sem mandato, Maranhão concorreu nas últimas eleições ao governo do Estado. Chegou ao segundo turno, mas foi vencido por Ricardo Coutinho, seu aliado em outros tempos.

Brasil Econômico: 'Lula é um patrimônio político do povo', diz ministro da Integração

Cícero Lucena é senador pelo PSDB
Divulgação
Cícero Lucena é senador pelo PSDB

No rol dos políticos mais experimentados, figura ainda o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT). O petista de 48 anos foi eleito vereador da capital paraibana pela primeira vez em 1996 e se reelegeu para mais três mandatos consecutivos. Ocupou a cadeira de vice-governador por 10 meses em 2009. Nas eleições de 2010, chegou à Assembleia Legislativa. Ele tem na disputa 14% das intenções de voto, segundo o Ibope.

Leia mais: Propaganda na TV é ‘divisor de águas’ nas campanhas eleitorais

Cartaxo tem o apoio do atual prefeito de João Pessoa, Luciano Agra – atualmente sem partido. Agra deixou o PSB após o governador Coutinho defender e emplacar sua ex-secretária de Planejamento Estelizabel Bezerra. A candidata socialista disputa um cargo eletivo pela primeira vez. Completam a lista de candidatos à prefeitura de João Pessoa Renan Palmeira (PSOL), Antônio Radical (PSTU) e Lourdes Sarmento (PCO).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.