Procurador cobra dados sobre cachê pago a Plácido Domingo no Ceará

Tenor espanhol recebeu R$ 3 milhões por única apresentação na inauguração de centro de eventos; show pago com dinheiro público foi restrito a 3 mil convidados

Daniel Aderaldo - iG Ceará |

O governo do Ceará terá de esclarecer o processo de contratação de Plácido Domingo para única apresentação em Fortaleza durante inauguração do novo Centro de Eventos do Ceará. O Ministério Público Especial de Contas (MPC) quer saber quais critérios foram utilizados para justificar o cachê de R$ 3 milhões pago ao tenor espanhol com dinheiro público.

Leia também: Ausência de Dilma em Fortaleza decepciona Cid Gomes e Plácido Domingo

Daniel Aderaldo / iG Ceará
Plácido Domingo e Cid Gomes ao centro separados pela soprano Micaëla Oeste


O evento aconteceu na noite do dia 16 de agosto e foi restrito a cerca de três mil convidados. A plateia formada por empresários, políticos e jornalistas assistiu ao show com pouco mais de uma hora de duração comandado por Plácido Domingo, que foi acompanhado da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, mantida pelo próprio governo do Estado.

Segundo a publicação do Diário Oficial do Ceará do dia 13 de agosto, a apresentação artística de inauguração do equipamento foi organizada pela empresa D&E Consultoria e Promoção de Eventos Ltda, dispensando licitação, com base na Lei 8.666/93 que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública.

Saiba mais:  Centro de Eventos do Ceará é inaugurado com passarela improvisada

Procurada pelo iG , a assessoria de imprensa da Casa Civil informou que o governo do Ceará ainda não foi notificado, mas que irá dar todas as explicações ao procurador-geral do MPC, Gleydson Alexandre.

No dia da inauguração, questionado pela imprensa sobre os valores gastos com o show, o governador Cid Gomes (PSB) argumentou que a apresentação para o público restrito é uma forma de publicidade mais barata e eficaz do que propaganda em meios de comunicação.

Um novo evento inaugural foi realizado no fim de semana posterior ao show de Plácido Domingo. Dessa vez, aberto ao público e com música popular.

Antes dessas inaugurações oficiais, no dia 30 de junho, o equipamento recebeu uma espécie de evento teste, que teve a cantora Jennifer López como principal atração. Na época, o iG mostrou que o novo prédio tem quatro túneis para acesso de veículos, mas a passagem para pedestres no local foi uma passarela improvisada . A definitiva ainda não começou a ser construída.

    Leia tudo sobre: centro de eventosplácido domingocid gomesfortalezaceará

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG