Lula estreia na TV pedindo votos para Fernando Haddad

Ex-presidente lembra eleição de Dilma em 2010 e apresenta o candidato petista em São Paulo como 'o melhor ministro da Educação da história'

iG São Paulo |

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estreou nesta terça-feira na televisão pedindo votos para o candidato do PT em São Paulo, Fernando Haddad . Em uma inserção de 30 segundos, Lula recomenda aos eleitores que apoiem o ex-ministro da Educação e compara seu pedido àquele feito em 2010, na campanha que elegeu Dilma Rousseff .

Leia também:  Horário eleitoral no rádio e na TV dá a largada 'para valer' na disputa

Leia mais: Propaganda na TV é ‘divisor de águas’ nas campanhas eleitorais

"Há dois anos pedi para o povo brasileiro votar em Dilma; pouca gente a conhecia, mas confiaram em mim e hoje mais do que nunca o Brasil sabe que votou na pessoa certa. Com a mesma convicção peço agora ao povo de São Paulo que vote em Fernando Haddad para prefeito".

Horário eleitoral: Com tempo igual na TV, Serra e Haddad usam tom emotivo na estreia

Haddad, desconhecido por grande parte do eleitorado, foi escolhido por Lula como candidato apesar da forte oposição de alguns setores do PT e, segundo a última pesquisa eleitoral divulgada, tem apenas 8% do favoritismo.

Assista ao vídeo:

O ex-presidente também destacou que Haddad foi "o melhor ministro da Educação da história" e afirmou: "Com meu apoio, o seu e o de Dilma, ele (Haddad) será o melhor prefeito da história de São Paulo".

Ao final do vídeo, nos últimos dois segundos, Lula e Haddad aparecem dando um abraço, ao lado do nome e número do candidato.

De acordo com especialistas e consultores eleitorais ouvidos pelo iG na semana passada, as inserções de 30 segundos na programação normal são mais eficazes se comparados ao horário eleitoral fixo, em um bloco de 30 minutos.

Uma pesquisa da Datafolha divulgada nesta terça-feira mostrou em primeiro lugar Celso Russomanno, do PRB, com 31% das intenções de voto. Em segundo lugar está José Serra, do PSDB, que até então liderava, com 27% e uma tendência de baixa. Abaixo, com 8%, está Haddad.

As eleições para prefeitos e vereadores acontecem no dia 7 de outubro e, se houver necessidade, no dia 28 haverá um segundo turno. 

Outras inserções

Além de inserções no horário eleitoral de Fernando Haddad, Lula também fez aparições nas campanhas de Patrus Ananias, em Belo Horizonte, e na de Nelson Pellegrino, em Salvador.

Na propaganda veiculada na capital mineira, Lula define Patrus como "um homem de ação e coração" que "consegue pensar a frente do seu tempo". "Se me perguntassem: Lula, você conhece alguém que entende de gente? Eu responderia na hora: Patrus Ananias."

A inserção de Nelson Pellegrino adotou um formato diferente: em vez de mostrar Lula em mais de 90% dos 30 segundos, colocou o ex-presidente somente no final. "Eu conheço Nelson Pellegrino há mais de 30 anos, fundamos o PT juntos. Mudamos o Brasil e estamos mudando a Bahia juntos."

Com EFE

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG