Lula se reúne com comissão eleitoral do PT para definir agenda de campanha

Importante cabo eleitoral, ex-presidente é disputado por dezenas de candidatos, mas sofre limitações de saúde e também políticas

Ricardo Galhardo - iG São Paulo | - Atualizada às

Em meio à dificuldade em fechar uma agenda de campanha para apoiar candidatos petistas a prefeito nas principais cidades do País, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai quarta-feira à sede nacional do PT em São Paulo para uma visita aos funcionários e uma reunião política.

Leia mais: Lula confirma primeiras participações na campanha de Haddad

Reconciliação:  Lula e Marta tentam 'selar a paz'

Será a primeira visita de Lula ao local desde que deixou a Presidência, em janeiro do ano passado. Os funcionários do partido estão em clima de euforia e devem receber Lula com uma festa, mas nem tudo na visita será comemoração.

O ex-presidente vai aproveitar a oportunidade para se reunir com os integrantes da comissão encarregada de acompanhar a disputa eleitoral Brasil afora. Na pauta, mais uma rodada de negociações para agendas eleitorais com Lula e um balanço detalhado da situação em cada região do País.

Leia mais: Dilma cede a pressão do PT e vai participar de campanhas

Cobertura iG: Acompanhe todas as notícias sobre as eleições municipais

Apontado por pesquisas como o principal cabo eleitoral das campanhas, Lula é solicitado por dezenas de candidatos. No entanto, o ex-presidente ainda sofre limitações decorrentes do tratamento que eliminou um câncer na laringe.

Lula também enfrenta limitações de ordem política em locais onde há disputa entre candidatos de mais de um partido da base aliada do governo da presidenta Dilma Rousseff.

Até agora, Lula só confirmou participações nas campanhas de Fernando Haddad, em São Paulo, e Patrus Ananias, em Belo Horizonte. O PT quer que ele vá a algumas capitais do Nordeste, principalmente Recife, onde o senador Humberto Costa (PT) concorre com o candidato do governador Eduardo Campos (PSB), Geral do Júlio.

Além disso, o partido espera a presença de Lula em Manaus e em algumas cidade do interior como Campinas (SP), Juiz de Fora (MG) e Niterói (RJ).

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG