Índice é o mesmo da sondagem anterior do instituto, mas caiu a parcela de eleitores que tinham uma visão positiva da administração municipal; aprovação a Alckmin é de 41%

Valor Online

O prefeito Gilberto Kassab tem sua administração mal avaliada por 43% dos paulistanos, diz Ibope
Futura Press
O prefeito Gilberto Kassab tem sua administração mal avaliada por 43% dos paulistanos, diz Ibope

A administração do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), continua mal avaliada pela população. Segundo pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (17) pelo jornal "O Estado de S. Paulo", a atual gestão é considerada ruim ou péssima por 43% e boa ou ótima por 18%. O percentual de eleitores que avalia negativamente o prefeito permanece o mesmo em relação à sondagem anterior, de 3 de agosto, mas caiu a parcela que tinha uma visão positiva do governo, que era de 21%.

Leia mais: Russomanno venceria Serra no 2º turno, diz Ibope

Leia também: 'Não se ganha eleição por antecipação', diz Russomanno sobre pesquisa

Saiba mais: Haddad atribui crescimento em pesquisa à militância do PT

O resultado é desfavorável ao ex-governador José Serra (PSDB), candidato à Prefeitura apoiado pelo prefeito. Serra, que tem 26% de intenção de voto na pesquisa geral, cai para 15% entre os eleitores que consideram a gestão ruim ou péssima. O índice sobe para 42% quando o entrevistado aprova a administração Kassab, mas estes estão em menor número.

Leia mais: Candidato do PSOL critica Kassab por favorecer especulação imobiliária

Leia também: Ao lado de Kassab, Serra cita mensalão para alfinetar rivais

O Ibope também avaliou os governos estadual e federal junto ao eleitor paulistano. A presidenta Dilma Rousseff (PT) tem 55% de avaliação positiva, oscilando dois pontos em relação aos 57% da pesquisa anterior. São 11% os que consideram o governo ruim e péssimo, contra 13% da pesquisa anterior.

Já o governador Geraldo Alckmin (PSDB) tem 41% de ótimo ou bom - ante 39% da sondagem anterior - e 16% de ruim ou péssimo - tinha 18%.

Especial iG: Saiba tudo sobre as eleições municipais de 2012

Entre os eleitores que avaliam a gestão /Dilma positivamente, o candidato favorito é Celso Russomanno (PRB), com 31%. Serra, que concorreu contra Dilma em 2010, vem a seguir, com 26%. O candidato do PT, Fernando Haddad , tem apenas 13% - índice maior do que obtém na pesquisa geral, quando registra 9%.

O Ibope entrevistou 805 pessoas na cidade de São Paulo entre os dias 13 e 15 de agosto. A pesquisa, contratada pela Rede Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo" foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) sob o número 00311/2012.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.