Série do iG sobre educação política explica por que votar é importante

O cientista político Humberto Dantas aconselha: ‘Não saia de casa achando que é um saco e não vote em qualquer um’

iG São Paulo | - Atualizada às

O iG apresenta, nesta quinta-feira, mais um episódio da série sobre educação política , que reúne ao todo oito programas dentro da cobertura especial das eleições municipais 2012 . O tema desta vez trata da importância do voto e explica o que é permitido e o que é proibido no dia da eleição, cujo primeiro turno acontece em 7 de outubro.

Saiba tudo sobre a disputa eleitoral no página especial das eleições 2012

Ao todo, 136 milhões de brasileiros irão às urnas para escolher 5,5 mil prefeitos e vice-prefeitos, além de 60 mil vereadores. São mais de 400 mil candidatos querendo conquistar uma vaga no comando dos municípios pelos próximos quatro anos. É a chance de o eleitor punir os maus políticos e eleger os que têm compromisso com a administração pública.

O cientista político Humberto Dantas aconselha: “Não saia de casa achando que votar é um saco e não vote em qualquer um”. Ele também alerta que não é para “catar santinho jogado no chão de última hora” e diz que, para escolher um bom candidato, é preciso pesquisar a proposta e o histórico dele com antecedência.


Calendário eleitoral: Confira as datas dos principais eventos das eleições 2012

Guia do eleitor: Tire suas dúvidas e saiba como usar a urna eletrônica

No episódio de estreia, Dantas explicou a importância da Lei da Ficha Limpa para coibir abusos de maus políticos.

No segundo, foi a vez da Lei dos Bispos , que pune a compra de votos nas eleições. Outros temas abordados da série são marketing político, votos brancos e nulos, como acompanhar o que pensa e o que faz seu candidato, entre outros.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG