No Ceará, candidatura de ‘Bixa Muda’ é deferida após avaliação psiquiátrica

Hit no Youtube, a travesti com deficiência auditiva já participou de programas de talentos na televisão e agora disputa vaga na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte

Daniel Aderaldo - iG Ceará | - Atualizada às

Hit no Youtube e famosa pela participação em programas de talentos na televisão, a travesti com deficiência auditiva conhecida como “Bixa Muda” poderá disputar uma vaga de vereador pelo PRB no município de Juazeiro do Norte, no Ceará. Após a realização de testes psiquiátricos e de alfabetização, a Justiça Eleitoral decidiu deferir a candidatura de João dos Reis Filho, 42 anos.

Reprodução/Divulgação
Para coordenador da campanha, candidatura significou uma vitória contra o “preconceito” e a “discriminação”

Cobertura iG: Leia todas as notícias sobre as eleições no Ceará

O Ministério Público Eleitoral havia ingressado há cerca de um mês com um pedido de impugnação da candidatura da travesti alegando que ela seria incapaz de manifestar a pretensão de disputar uma vaga na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte.

Leia também: No Ceará, Ficha Limpa se estende ao Judiciário

Os advogados da coligação Juazeiro Independente, contudo, comprovaram a alfabetização de “Bixa Muda” pela linguagem brasileira de sinais (Libras) e apresentaram um laudo psiquiátrico atestando a capacidade da travesti de exercer o cargo, caso eleita.

“Bixa Muda” já recebeu uma pensão por dois meses, há mais de dez anos, por ser considerada incapaz. O benefício, no entanto, foi extinto. A família recorreu, mas o processo foi arquivado antes de ser julgado.

Fama

“Bixa Muda” aparece em dezenas de vídeos no Youtube dublando canções de cantoras famosas e dando entrevistas a programas de televisão. A apresentação em uma das edições do programa de calouros do SBT “Qual é o Seu Talento” a tornou uma celebridade em Juazeiro do Norte.

Se eleita

De acordo com o coordenador da campanha, André Lacerda, o êxito da candidatura na Justiça não apenas provou a capacidade dela, como significou uma vitória contra o “preconceito” e a “discriminação”. Segundo Lacerda, caso seja eleita, “Bixa Muda” irá legislar em defesa dos homossexuais.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG