Enquete inovadora do iG sobre pior prefeito de SP já passa de 100 mil votos

O internauta tem até as 18h deste domingo (5) para escolher qual foi o pior administrador da cidade nos últimos 20 anos; até o momento, Marta Suplicy (PT) recebeu o maior nº de votos

iG São Paulo | - Atualizada às

O internauta que quer votar no pior prefeito de São Paulo dos últimos 20 anos tem até as 18h deste domingo (5) para fazer a sua escolha, através da plataforma de enquete revolucionária do iG . Baseada no conceito real time, que proporciona uma interação completa e em tempo real entre todos os usuários do portal, a enquete lançada na última terça-feira (31)  indica até este momento que administração da petista Marta Suplicy é considerada a pior na capital paulista. Até o início da tarde deste domingo, a ex-prefeita havia recebido 43.767 votos e aparecia bem à frente do tucano  José Serra , com 26.259 votos. Celso Pitta e Gilberto Kassab (PSD), Paulo Maluf (PP) e Luiza Erundina (PSB) aparecem em seguida, nesta ordem. A enquete já havia superado a marca dos 100 mil votos. 

Neste domingo, o portal iG encerra a votação e divulga o resultado final.

Reprodução
Enquete do iG: qual é o pior prefeito de São Paulo dos últimos 20 anos? Participe!

Enquete do iG: Quem foi o pior prefeito de São Paulo nos últimos 20 anos? Participe!

Leia mais: iG lança plataforma revolucionária que permite enquete em tempo real

A plataforma lançada pelo iG teve um grande alcance nas redes sociais , como o Twitter e Facebook. Vários internautas convocaram os amigos para votar na home do portal, fazendo com que a enquete rapidamente se tornasse um viral na rede.

Marta Suplicy, preterida pelo ex-ministro da Educação Fernando Haddad na disputa interna do PT pela indicação do partido à Prefeitura de São Paulo, governou a capital paulista entre 2001 e 2004. Em 2000, ela foi eleita prefeita da cidade após derrotar o ex-prefeito Paulo Maluf no 2º turno.

Leia também:  Enquete revolucionária do iG é comentada nas redes sociais

Serra, o segundo pior prefeito dos últimos 20 anos de acordo com o resultado parcial do levantamento, administrou a maior cidade do País por apenas dois anos, entre 2005 e 2006, após ser eleito em 2004 derrotando no 2º turno a própria Marta. O tucano deixou o cargo nas mãos do então vice Gilberto Kassab e concorreu ao governo do estado em 2006 (foi eleito no 1º turno).

Depois de Marta e Serra, o mais votado até agora como o pior prefeito de São Paulo é Celso Pitta, eleito em 1996 e que governou a capital de 1997 a 2000 , sucedendo seu mentor político, o ex-prefeito Paulo Maluf (1993-1996). Pitta, que recebeu até o momento 13.560 votos, deixou o cargo sob uma série de denúncias de corrupção e quase foi alvo de um processo de impeachment. Ele morreu em 2009 em decorrência de um câncer .

O atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que assumiu a Prefeitura no lugar de Serra em 2005, foi eleito em 2008 vencendo Marta Suplicy no 2º turno e tem sido mal avaliado pela maioria da população paulistana (teve nota média 4,4 em recente pesquisa do Datafolha), é o quarto mais votado, com 9.417 votos. Ele supera Maluf (7.944), q ue declarou apoio ao petista Fernando Haddad nas eleições deste ano e cujo partido, o PP, integra a aliança que sustenta a candidatura do ex-ministro da Educação.

Entre todos os nomes apresentados aos internautas, o da ex-prefeita Luiza Erundina (1989-1992) é o mais bem avaliado. Ela aparece na última colocação da enquete sobre o pior prefeito de São Paulo nos últimos 20 anos, com 3.929 votos até aqui. Atualmente no PSB, Erundina chegou a ser candidata a vice na chapa de Haddad, mas desistiu do posto em represália ao apoio de Maluf ao petista .

Plataforma inovadora

A plataforma de enquete é baseada no conceito real time, que promove uma interação completa e em tempo real entre todos os usuários do portal.

O leitor poderá participar de enquetes e conferir de que forma todos os outros usuários estão votando simultaneamente. Assim, é possível acompanhar os resultados e medir as mudanças de humor dos internautas em relação aos principais temas do Brasil e do mundo.

A tecnologia, criada pela IBT, empresa que pertence à Brztech, da qual faz parte o grupo português Ongoing, reduz o tempo entre a ação do usuário e a visualização, eliminando os atrasos decorrentes da atualização de páginas e de publicação. O grupo Ongoing é controlador do portal iG .

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG