Candidato do DEM lidera com vantagem de 17 pontos em Fortaleza, mostra Ibope

Moroni Torgan aparece com 32% das intenções de voto, segundo levantamento, mas também tem a maior rejeição entre todos os candidatos; nomes do PT e do PSB não deslancharam

Daniel Aderaldo - iG Ceará |

Reprodução
Moroni Torgan (DEM) lidera pesquisa Ibope para a sucessão em Fortaleza, mas tem a maior rejeição

O candidato do DEM à Prefeitura de Fortaleza, Moroni Torgan , lidera com vantagem de 17 pontos sobre o segundo colocado na primeira pesquisa Ibope, divulgada nesta segunda-feira (30). Disputando a Prefeitura da capital cearense pela quarta vez consecutiva, o democrata aparece com 32% das intenções de voto. Em segundo lugar na pesquisa, vem o candidato do PCdoB, Inácio Arruda, tem 15%. Torgan, no entanto, tem a maior rejeição entre os candidatos: 34%.

Leia mais: Candidato do PT evita citar prefeita Luizianne Lins

Leia também: Ciro Gomes troca ofensas com militantes do PSOL em Fortaleza

Em seguida, aparece o candidato do PDT, Heitor Férrer, com 11% das intenções de voto. Logo atrás, Renato Roseno, do PSOL, com 10%. Roberto Cláudio (PSB), candidato apoiado pelo governador Cid Gomes (PSB), tem 8%. Marcos Cals (PSDB), 6%.

Saiba mais: Herdeiro de clã político tira sobrenome em disputa pela Prefeitura

Leia mais: Candidato do PSB repete mote usado por Ciro Gomes em 1988

O candidato do PT, Elmano de Freitas, aparece em sétimo lugar na pesquisa, com 4% das intenções de voto. Sem nunca ter disputado um cargo eletivo e apoiado pela prefeita Luizianne Lins (PT), o petista tem ainda a terceira maior rejeição entre os dez nomes na disputa: 22%.

Francisco Gonzaga (PSTU) e Valdeci Cunha (PRTB) aparecem com 1% cada. Já André Ramos (PPL) não pontuou. Nulos ou brancos somam 6% e outros 6% não sabem.

O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 27 e 29 de julho. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pela TV Verdes Mares e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 00006/2012.

Rejeição

Além da rejeição de 34% a Torgan, Inácio Arruda aparece com 27%; Elmano de Freitas, 22%; Francisco Gonzaga, 21%; Marcos Cals, 16%; Valdeci Cunha e Roberto Cláudio, 15% cada. Renato Roseno foi citado por 14%, André Ramos por 13% e Heitor Férrer por 12%.

A pesquisa Datafolha divulgada na última semana mostrou Torgan com 27% das intenções de votos, liderando com vantagem de 13 pontos para Inácio Arruda, que obteve 14%. Heitor Férrer teve o mesmo desempenho: 11%.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG