João Santana confere à disputa pela prefeitura da capital mineira ares de prévia do embate eleitoral que PT e PSDB devem travar em 2014

Agência Estado

A disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte ganha cada dia mais ares de prévia do embate eleitoral que PT e PSDB devem travar em 2014. Nesta quarta-feira, a coordenação da campanha do ex-ministro Patrus Ananias confirmou que o marketing do candidato ficará a cargo de João Santana, marqueteiro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva , que intermediou as negociações.

Entenda: Capital mineira vira palco de disputa entre Dilma e Aécio

Leia mais: Dilma avisa o candidato do PT em Belo Horizonte: 'Você vai enfrentar uma guerra'

A missão de Santana será tentar superar Cacá Moreno, encarregado do marketing do candidato à reeleição Marcio Lacerda (PSB), e responsável por desenvolver campanhas para o governador Antonio Anastasia (PSDB) e para seu mentor político, o senador Aécio Neves (MG) - principal nome tucano para a corrida presidencial.

Oficialmente, o comando petista rechaça a tese de nacionalização. "Estamos satisfeitos com o João Santana à frente do marketing. Mas isso (nacionalização) é a visão de analistas políticos e da mídia", disse o coordenador de comunicação de Patrus, o ex-secretário de Comunicação do PT, Gleber Naime.

A avaliação é que o marqueteiro pode ajudar a "sincronizar" participações da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula nas campanhas em Belo Horizonte e São Paulo, onde Santana também está encarregado da imagem do ex-ministro e candidato petista Fernando Haddad . "Nosso programa é para a cidade e não uma plataforma para o País. Mas o aspecto nacional é evidente, porque uma derrota do Lacerda pode ser fatal para as pretensões presidenciais de Aécio", emendou o deputado estadual Rogério Correia (PT).

Irmã

Do lado de Lacerda, Aécio escalou para turbinar a campanha sua irmã Andrea Neves, o secretário de Governo, Danilo de Castro, e o presidente do partido em MG, Marcus Pestana, além de Cacá Moreno. O publicitário foi o responsável pelo marketing da candidatura de Aécio ao governo, em 2002, e do próprio Lacerda no segundo turno de 2008. A Perfil, sua agência, tem a conta das campanhas da Prefeitura de BH. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.