Candidato do PSB em Fortaleza repete mote usado por Ciro Gomes em 1988

Roberto Cláudio diz que vai limpar cidade em 180 dias. Há 24 anos, Ciro se elegeu prefeito da capital prometendo o mesmo feito. Contudo, na metade do tempo: 90 dias

Daniel Aderaldo - iG Ceará | - Atualizada às

Reprodução
Candidato do PSB promete limpar Fortaleza

O candidato do PSB à prefeitura de Fortaleza, Roberto Cláudio, está reproduzindo o mesmo mote de campanha utilizado por Ciro Gomes nas eleições municipais de 1988: “limpar a cidade” em poucos dias.

Recife: Humberto Costa, do PT, lidera com 40% das intenções de voto

A diferença está no prazo. A propaganda de Roberto Cláudio anuncia a realização do feito em 180 dias. Há 24 anos, Ciro Gomes se elegeu prefeito da capital cearense prometendo o mesmo. No entanto, na metade do tempo: 90 dias.

Leia mais:  Com dez candidaturas, Fortaleza opõe aliados, reedita disputas e une rivais

Eleições: Com Duda Mendonça, PT de Fortaleza fará campanha inspirada em Haddad

Um dos banners virtuais da coligação Renovar Fortaleza mostra uma luva de borracha segurando uma flanela. Ao fundo, o horizonte de Fortaleza iluminado pelo pôr do sol. Uma alegoria da cidade passando por faxina. A propaganda diz: “A cidade que queremos é limpa em todo o canto. Isso #RobertoCláudio40 vai fazer em 180 dias”.

Reprodução
Roberto Cláudio anuncia 'cidade limpa' em 180 dias

Atualmente na coordenação de campanha de Roberto Cláudio, Ciro sucedeu a gestão petista da ex-prefeita Maria Luiza Fontenele – hoje fora da vida partidária. Na época, a prefeitura da capital passou por dificuldades financeiras e enfrentou uma greve dos garis. O lixo se acumulou pelas ruas da cidade e foi preciso contratar um serviço particular de coleta.

Então candidato pelo PMDB, Ciro - que logo depois migrou para o PSDB - usou o problema para provocar a administração do PT durante a campanha. Ele chegou a sugerir à prefeita Maria Luiza que passasse a levar o lixo do aterro sanitário para as ruas da cidade. Ainda assim, desafiou, seria capaz de limpar tudo em 90 dias. 

Especial do iG: Leia todas as notícias sobre as eleições municipais de 2012

A segurança do jovem candidato - eleito aos 29 anos – tinha razão de ser. Ciro sabia que o novo arranjo na área tributária decorrente da Constituição de 1988 significaria um repasse maior de recursos da União para os municípios. Com isso, o prefeito tocou uma reforma fiscal tirando as contas públicas do vermelho. Nos três primeiros meses, de fato, ele saldou os salários atrasados do funcionalismo e pôs ordem na cidade. Dois anos depois, deixou a prefeitura para ser eleito governador do Ceará.

“Fortaleza Bela”

Reprodução
Em 1988, Ciro Gomes fez a mesma promessa, mas levaria metade do tempo para cumpri-la

O mote da limpeza em Fortaleza já havia sido empregado antes também pela própria prefeita Luizianne Lins (PT), na campanha de 2004, quando foi eleita pela primeira vez.

No segundo turno daquela eleição municipal, a petista lançou o slogan “Fortaleza Bela” - uma operação urbana para tornar a cidade mais agradável compreendendo várias ações, mas principalmente a limpeza das vias. Assim como aconteceu em 1988, a coleta sistemática de lixo da capital não estava funcionando como deveria. O slogan deu certo e virou a marca da gestão.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG