Ao lado de Haddad, marido de Ana Maria Braga leva ‘mulherada’ para a campanha

Candidato a vereador, Marcelo Frisoni levou dois caminhões com garotas usando camisetas de campanha amarradasacima do umbigo; PP, seu partido, virou piada: Partido Periguetista

Ricardo Galhardo - iG São Paulo | - Atualizada às

As ex-prefeitas Marta Suplicy e Luiza Erundina desfalcaram o evento, mas nem por isso faltou mulher na abertura formal da campanha de Fernando Haddad (PT) à Prefeitura de São Paulo. O candidato a vereador Marcelo Frisoni (PP), marido da apresentadora Ana Maria Braga, levou dois caminhões cheios de garotas vestidas em shorts e saias minúsculas para a caminhada inaugural de Haddad no centro de São Paulo.

Galeria de fotos: Veja a campanha dos candidatos pelo País

São Paulo:  Na disputa pelo 'novo', Serra e Haddad são os primeiros a lançar sites

Ricardo Galhardo/iG São Paulo
Candidato a vereador pelo PP em São Paulo, marido de Ana Maria Braga leva caminhão cheio de garotas para campanha com Haddad

A presença das garotas provocou frisson entre os marmanjos e piadas dos políticos que passaram a chamar o PP (Partido Progressista), do deputado Paulo Maluf, de Partido Periguetista.

Belo Horizonte: Dilma avisa o candidato do PT: 'Você vai enfrentar uma guerra'

Leia mais:  Belo Horizonte vira palco de briga entre Dilma e Aécio

Eram mais de 30. A maioria com cabelo tingido de loiro, shortinhos jeans e camisetas da campanha de Frisoni amarradas acima do umbigo.

“Minha campanha não se resume às meninas”, justificou o candidato. “Elas são pessoas da minha equipe. Tem mais de 500 entre meninas, homens, homossexuais”, completou.

Salvador:  Figuras conhecidas da política baiana dominam disputa 

Leia também:  Brasil tem pelo menos 23 mil gestores e políticos “fichas sujas”

Na verdade, pelo menos 25 delas foram arregimentadas em agências que fornecem garotas para enfeitar eventos e afins. Uma dessas agências pertence a Paulinho Araujo, amigo do candidato, que forneceu 15 garotas. “Elas são profissionais mas não cobrei nada. Trouxe foi mais pra fazer uma média mesmo”, disse Araújo.

Rio: Oposição a Paes aposta na internet para compensar pouco tempo de TV

Calendário eleitoral: Confira as datas dos principais eventos das eleições 2012

Guia do eleitor: Tire suas dúvidas e saiba como usar a urna eletrônica

A maioria delas nem sequer conhece o candidato. “Tenho mais contato com a esposa dele”, disse a modelo Tayane Gimenez, que ostenta o título de Miss Brazil (com ‘Z’) Copa do Mundo em cartão de visitas com o logotipo da Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo.

A atriz Viviane Rosa, que levou outras 10 garotas para a campanha de Frisoni, disse que as meninas são contratadas com salário fixo de R$ 1,3 mil por mês e não receberam nenhum extra. “Foi uma cortesia”, explicou Viviane, que já fez pontas em novelas e atua em dramatizações nos quadros De Volta ao Passado e Telegrama Legal do SBT.

Segundo ela, as 10 garotas vão participar da campanha até o final. Questionado sobre a presença das periguetes em sua campanha Frisoni, que é casado há seis anos com Ana Maria Braga, respondeu: “Graças a Deus”.

O bacharel em Direito e marido de apresentadora também foi sucinto ao explicar os motivos de sua candidatura. “Saí candidato apenas por sair candidato”, revelou.

A sensualidade e desenvoltura das meninas contrastava com o ar vetusto das dezenas de militantes do setorial de mulheres do PT, um dos principais centros do pensamento feminista na política partidária brasileira. Carregando suas tradicionais bandeiras lilás, algumas demonstraram indignação. “Onde já se viu trazer este monte de ariranhas para um evento político”, reclamou a ativista sem-teto Maria Aparecida Donadone, 56 anos, em referência a Suelen, personagem da atriz Ísis Valverde na novela “Avenida Brasil”.

Fernando Haddad, que foi à caminhada acompanhado da esposa, Ana Estela, deu de ombros para a ameaça de periguetismo eleitoral. “Cada um tem um estilo. Não vou me meter em campanha de vereador. São mais de 200”, disse ele.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG