Com Pimentel e sem Aécio, prefeito de BH é aclamado candidato à reeleição

PSB enfrenta turbulência na definição de coligação proporcional com PT e PSDB

Denise Motta - iG Minas Gerais | - Atualizada às

Sem a presença de caciques do PSDB, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), foi aclamado candidato à reeleição em convenção de seu partido neste sábado (30). Em 2008, Lacerda foi lançado candidato pelo então governador Aécio Neves (PSDB) e o então prefeito da capital mineira, Fernando Pimentel (PT). Agora, apenas Pimentel compareceu em evento partidário do prefeito.

Reviravolta: PT rompe com Lacerda e lança candidatura própria em Belo Horizonte

Nas próximas horas, o PSB precisa definir sobre a coligação da chapa proporcional de vereadores. Há indefinição porque PT, PSDB e PSB não se entendem para lançar uma chapa de vereadores com todas as siglas coligadas formalmente. O prazo para as convenções partidárias encerra-se neste sábado.

Leia mais: PMDB fecha com PDT e negocia com PR e PSD em Belo Horizonte

Leia também: Cabos eleitorais de 'Aécio presidente' se unem contra prefeito de BH

Divulgação/Vitor Schwaner
O prefeito e candidato à reeleição, Marcio Lacerda (PSB), cercado por militantes

Lacerda afirmou durante a convenção que tentou negociar uma solução para o problema da coligação proporcional até a madrugada deste sábado, sem sucesso. Há rumores de que o senador Aécio Neves (PSDB) estaria interferindo diretamente na situação, exigindo que o PSB não coligue na proporcional com o PT.

Em discurso para defender que é necessário base de apoio para governar, o presidente do PSB, Walfrido dos Mares Guia, foi vaiado na convenção do PSB. Os militantes não querem coligação, pois temem dificuldades em acordo com partidos de grande visibilidade, como são os casos do PT e do PSDB.

Tucanos focam na Grande BH

Enquanto Lacerda era aclamado candidato, o governador Antonio Anastasia e o senador Aécio Neves participavam de convenções municipais na Grande Belo Horizonte. Eles preferiram priorizar suas presenças em evento partidário nas cidades onde a sigla terá candidatura própria, como Ribeirão das Neves, Contagem e Betim.

Charles Duarte/Divulgação
O senador Aécio Neves (à dir.) e o governador de Minas, Antonio Anastasia, participaram neste sábado da convenção municipal do PSDB de Contagem (MG)

Aécio disse em entrevista calcular que o PSDB ganhe entre 85% e 90% das prefeituras em Minas Gerais, que possui 853 municípios.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG