Ao final de cúpula, Lula é declarado 'cidadão ilustre do Mercosul'

Anúncio da homenagem ao ex-presidente foi feito pela líder argentina, Cristina Kirchner; Dilma Rousseff agradeceu 'em nome do povo brasileiro'

EFE |

EFE

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi declarado "Cidadão Ilustre do Mercosul" na cúpula de chefes de Estado do bloco realizada nesta sexta-feira (29) na cidade argentina de Mendoza.

"Acertamos reconhecer como cidadão ilustre do Mercosul nosso querido amigo e companheiro Luiz Inácio Lula da Silva", anunciou a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, ao final do encontro.

Leia mais: Mercosul suspende Paraguai e anuncia adesão da Venezuela

"Um presidente nunca deixa de ser presidente e, para mim, a figura de Lula está indissoluvelmente unida à do meu companheiro de toda a vida", disse Cristina em referência a seu falecido marido, o ex-governante argentino Néstor Kirchner.

AE
O ex-presidente Lula foi homenageado durante cúpula com líderes dos países do Mercosul

A presidenta Dilma Rousseff , que assumiu a Presidência temporária do Mercosul, agradeceu "em nome do povo brasileiro" pela homenagem a seu antecessor.  

Nesta sexta-feira, os presidentes do Mercosul anunciaram a suspensão do Paraguai do bloco de comércio até que se celebrem as eleições de abril de 2013 , mas sem a imposição de sanções econômicas. As medidas são uma retaliação à destituído, há uma semana, de Fernando Lugo.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG