Secretária municipal de Esportes na gestão da ex-prefeita Marta Suplicy (PT), ela ocupará o posto deixado vago desde a desistência da deputada Luiza Erundina (PSB)

O candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, vai anunciar nesta quarta-feira (27) a escolha da presidenta estadual do PCdoB, Nádia Campeão, para candidata a vice na sua chapa. Nádia, que foi secretária municipal de Esportes na gestão Marta Suplicy (2001-2004) ocupará o lugar deixado pela deputada Luiza Erundina (PSB-SP), que desistiu da candidatura depois que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva posou para fotos ao lado de Paulo Maluf (PP), adversário histórico do partido.

Leia mais: Haddad havia sinalizado que decidiria a vice até quarta-feira

Leia também: Justiça multa Haddad e Lula por propaganda antecipada no Ratinho

PCdoB, que abriu mão da candidatura de Netinho à Prefeitura, terá a vice na chapa de Haddad
Ricardo Stuckert/Instituto Lula
PCdoB, que abriu mão da candidatura de Netinho à Prefeitura, terá a vice na chapa de Haddad

Segundo fontes petistas, até o final da tarde o PSB ainda oferecia resistência ao nome de Nádia. Os socialistas chegaram a oferecer um nome do próprio partido. Diante da rejeição, o PSB sugeriu o senador Eduardo Suplicy (PT) ou algum outro parlamentar petista, entre eles o deputado estadual Simão Pedro.

Um setor do PCdoB ligado ao ex-ministro dos Esportes Orlando Silva defendia a indicação da deputada estadual Leci Brandão. Ela foi preterida por ter participado de um ato ao lado do também deputado Carlos Gianazzi (PSOL). Os coordenadores da campanha temeram que isso pudesse ser explorado pelos adversários.

De acordo com coordenadores da campanha petista, o fato que mais pesou a favor de Nádia Campeão foi a discrição. Em 2006, ela foi candidata a vice de Aloizio Mercadante na disputa pelo governo de São Paulo e teve comportamento considerado impecável. Depois da crise causada pela desistência de Erundina, o PT decidiu optar por um quadro político mais confiável.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.