Ex-delegado do DOPS acredita que há outros cemitérios clandestinos

Em seu primeiro depoimento para a Comissão da Verdade, Cláudio Guerra se dispôs a ajudar a encontrar outros locais de descarte de presos políticos

Wilson Lima - iG Brasília | - Atualizada às

Durante o seu primeiro depoimento à Comissão da Verdade, o ex-delegado do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), Cláudio Guerra , afirmou que acredita na possibilidade de existirem outros cemitérios clandestinos além daqueles citados por ele no livro “Memórias de uma guerra suja”, cuja primeira cópia foi obtida com exclusividade pelo iG .

‘Memórias de uma Guerra Suja’: veja as revelações sobre crimes da ditadura

Segundo informações de membros da Comissão da Verdade, Guerra estaria disposto a trabalhar em conjunto com o órgão para procurar esses locais. Guerra depôs por aproximadamente três horas entre o final da manhã e o início da tarde desta segunda-feira (25). O depoimento de Guerra continua nesta terça-feira.

Leia mais:  Presos foram esquartejados e jogados na Lagoa da Pampulha

No livro "Memórias de uma Guerra Suja", Guerra afirma a existência de cemitérios clandestinos em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e em São Paulo. Em Minas, ele citou a Lagoa da Pampulha e o subsolo da Delegacia de Roubos e Furtos de Belo Horizonte como pontos de descarte de presos políticos executados durante a Ditadura.

Cláudio Guerra:  “Militantes de esquerda foram incinerados em usina de açúcar”

Em São Paulo, ele afirma no livro que ajudou a descartar corpos no sítio do ex-policial paulista Josmar Bueno. Em contato com o iG , Bueno negou qualquer envolvimento em episódios semelhante. Guerra também afirma no livro que sabia da existência de um cemitério clandestino em Petrópolis.

Os depoimentos que vem sendo colhidos pela Comissão da Verdade seguem em caráter sigiloso. Os membros acreditam que essa tática pode facilitar à obtenção de novos dados e convencer pessoas importantes a contribuírem com os trabalhos do órgão.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG