PSB escolhe presidente da Assembleia do Ceará para disputa em Fortaleza

Após romper com PT na capital, governador Cid Gomes atraiu apoio de 11 partidos para chapa encabeçada pelo deputado Roberto Cláudio. Vice será do PMDB.

Daniel Aderaldo , iG Ceará |

Divulgação
Roberto Claudio estará na disputa em Fortaleza

Dez dias após recusar apoiar o pré-candidato do PT em Fortaleza, o PSB anunciou na noite desta quinta-feira (21) a candidatura do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Roberto Cláudio. Com PMDB na vice, chapa tem apoio prometido de 11 partidos. A coligação será oficializada no sábado (23) e ainda pode crescer.

PSB decide não apoiar PT 

Presidente estadual do PSB, o governador do Ceará, Cid Gomes, comandou a reunião de pouco mais de duas horas no auditório de um hotel de Fortaleza. Segundo ele, coube às siglas aliadas (PEN, PHS, PMDB, PMN, PRB, PRP, PST, PSDC, PSL, PTB e PPC) votarem para escolher o nome. A lista de pré-candidatos tinha ainda o vereador Salmito Filho e o ex-secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa.

“Você tem diversos instrumentos para tornar uma decisão participativa e democrática”, afirmou Cid Gomes. O PSB acusa a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT) de ter imposto a candidatura de Elmano Freitas e provocado o rompimento dos dois partidos na capital.

Composições

Agora, caberá ao senador Eunicio Oliveira (PMDB-CE) indicar o vice para compor a chapa. O nome mais cotado é o de seu sobrinho, deputado estadual de primeiro mandato, Danniel Oliveira. Os peemedebistas não decidiram se vão aderir à coligação com o PSB também para as eleições proporcionais.

Cid Gomes ainda trabalha para atrair o PP para a aliança. Se conseguir isso, o governador esvaziará a candidatura do senador Inácio Arruda (PCdoB) – cujo tempo de televisão na propaganda eleitoral gratuita é de aproximadamente 30 segundos. Essa articulação pode levar o PCdoB a desistir de ter candidato próprio e se juntar ao PSB.

O pré-candidato

Médico-sanitarista e deputado de segundo mandato, Roberto Cláudio, 36 anos, foi vice-líder do governo de Cid Gomes na legislatura passada, ainda pelo PHS. Após se reeleger em 2010 com mais de 68 mil votos pelo já PSB, chegou à presidência da Assembleia do Ceará.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG