Erundina teve votação maior em áreas ricas em 2010

Luiza Erundina deve ser anunciada como candidata a vice do petista Fernando Haddad nesta sexta-feira

Agência Estado | - Atualizada às

Agência Estado

selo

Futura candidata a vice-prefeita na chapa de Fernando Haddad , Luiza Erundina (PSB) teve, na última eleição, votação acima da média em áreas ricas de São Paulo - onde o PT costuma colher resultados ruins.

O segundo melhor desempenho de Erundina como candidata a deputada federal, em 2010, foi registrado na zona eleitoral de Pinheiros - cujos eleitores têm a segunda maior renda média na capital.

Leia também: Nome de Erundina deverá ser anunciado nesta sexta-feira

Relembre:  Cotado para vice de Haddad fica no MEC e aumenta chance de Erundina

Agência Brasil
Luiza Erundina deve ser anunciada como vice nesta sexta-feira


A parlamentar do PSB, segunda mais votada na cidade, também se saiu bem no Jardim Paulista, bairro de elite, e em áreas de classe média das zonas oeste (Perdizes, Lapa), sul (Indianópolis, Vila Mariana, Saúde) e leste (Mooca, Tatuapé).

O mapa de votos de 2010 é praticamente uma antítese do registrado por ela em 1988, quando Erundina - então no PT - foi eleita prefeita de São Paulo graças à sua votação na periferia. Na época, Jardim Paulista, Perdizes, Mooca, Indianópolis, Vila Mariana estavam na lista das dez zonas eleitorais em que Erundina teve os menores porcentuais de votação.

A então candidata petista teve sua melhor performance no extremo da zona leste - bairros em que, em 2010, alcançou índices menores do que sua média.

Veja o especial do iG sobre as eleições 2012

Saiba as principais notícias sobre as eleições em São Paulo

As eleições para prefeito e deputado são bastante distintas, mas a aproximação de Erundina com o eleitorado de classe média já podia ser percebida em 2004, quando ela voltou a disputar a prefeitura, então pelo PSB.

Já houve outros casos em que o padrão de votação foi similar em eleições para a Câmara dos Deputados e para a prefeitura. Em 2008, Paulo Maluf (PP) concorreu a deputado e teve votação acima da média em 28 zonas eleitorais da capital. Dois anos depois, quando se candidatou a prefeito, voltou a ter desempenho acima da média em 23 daquelas 28 zonas.

Reação

Apesar de Erundina ter melhor desempenho na classe média, a equipe do pré-candidato do PSDB, José Serra , avaliou nesta quinta que ela agregaria votos à candidatura de Haddad apenas na periferia, onde o PT já é forte.

Um integrante da campanha declarou que se trata de "uma chapa do PT com o PT". Serra disse a seus colaboradores que a escolha da candidata a vice não deve influenciar a corrida eleitoral.

A equipe tucana pretende comparar a gestão de Serra à frente da prefeitura com os governos petistas de Erundina e Marta Suplicy .

Com a presença do governador de Pernambuco, Eduardo Campos , o PSB fará nesta sexta o anúncio formal da sua entrada na aliança pró-Haddad. O PCdoB deve fazer o mesmo na próxima sexta-feira.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG