Morre em Guarulhos bispo que encomendou panfletos anti-PT em 2010

Bispo Emérito de Guarulhos, Dom Luiz Gonzaga Bergonzini estava internado desde o dia 21 de maio com quadro de pneumonia

iG São Paulo | - Atualizada às

Divulgação
Bispo emérito de Guarulhos, Dom Luiz Gonzaga Bergonzini faleceu na madrugada desta quarta-feira

Morreu na madrugada desta quarta-feira o bispo Emérito de Guarulhos Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, aos 76 anos, no hospital Stella Maris, segundo informações da Cúria Diocesana de Guarulhos. Bergonzini foi internado no dia 21 de maio com um quadro de pneumonia, que se agravou nos últimos dias.

Leia também:  Católicos voltam a distribuir panfleto anti-PT em ato contra aborto

O bispo teve uma atuação ativa nas eleições presidenciais de 2010 e orientou seus fiéis a não votar na então candidata do PT e atual presidenta, Dilma Rousseff . Ele foi o responsável pela encomenda de 2,1 milhões de panfletos que foram distribuídos em igrejas e eventos religiosos católicos . Os panfletos tinham o logo da CNBB e relacionavam o Partido dos Trabalhadores a políticas em favor da legalização do aborto.

À época, considerados uma prática de crime eleitoral, os folhetos foram apreendidos pela Polícia Federal e a CNBB chegou a condenar o uso eleitoral da fé cristã . Dois anos depois, um parecer do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permitiu a sua devolução e eles voltaram a ser circulados .

Em nota, a CNBB lamentou o falecimento do bispo. "Dom Bergonzini nos deixa uma herança espiritual de grande valor. Sua vida de bispo foi marcada pela total devoção à Igreja e vigoroso serviço às comunidades que foram confiadas ao seu pastoreio."

Em seu blog pessoal, há um texto publicado no dia 1º de junho, no qual Bergonzini dizia que se sentia bem melhor. "Não estou tão bonito como antes da internação por causa dos efeitos da cortisona, que provoca inchaços. Mas voltarei ao que era antes, assim espero!", escreveu o bispo.

Desde o 12h desta quarta-feira, são realizadas missas de duas em duas horas na Catedral Diocesana Nossa Senhora Imaculada Conceição, onde o corpo é velado. Às 18h haverá um ofício e, às 19h30, uma missa presidida por Dom Joaquim Justino Carreira. Hoje, a última missa será realizada às 22h.

Na quinta-feira, haverá missas de corpo presente a partir das 7h. O sepultamento será na própria Catedral Nossa Senhora Imaculada Conceição, às 16h.

    Leia tudo sobre: bispo dom luiz gonzaga bergonzinibergonzinicnbbpanfletospt

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG