Humberto Costa é o candidato do PT à Prefeitura de Recife

Com decisão, PT vai rachado para a disputa; o atual prefeito, João da Costa, abandonou a reunião da executiva nacional

Ricardo Galhardo - iG São Paulo | - Atualizada às

O senador Humberto Costa será o candidato do PT à Prefeitura de Recife. A decisão foi tomada no início da noite desta terça-feira depois que o atual prefeito, João da Costa, abandonou a reunião da executiva nacional do partido convocada para definir a situação na capital pernambucana.

Leia também:  PT pode fechar com Erundina ou Leci Brandão na vice

São Paulo: Presidente estadual do PSB deixa secretaria do governo Alckmin

Agência Brasil
Humberto Costa, que hoje é relator, vai disputar a Prefeitura de Recife


Com a decisão, o PT vai rachado para a disputa da cidade que governa há 12 anos. Um dirigente classificou a decisão como sendo a mais traumática de toda a gestão de Rui Falcão à frente do partido.

João da Costa venceu com 52% as prévias realizadas há duas semanas contra o secretário estadual de governo, Maurício Rands. A votação foi anulada pela executiva nacional depois que o processo se transformou numa batalha judicial. Além disso, pesava contra o prefeito a oposição do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente nacional do PSB.

A direção nacional do PT concluiu que os dois perderam as condições políticas depois da prévia e passou a pressioná-los para que abrissem mão em nome de Humberto Costa. Rands concordou, mas o prefeito fincou pé.

João da Costa deixou a reunião falando em intervenção da direção nacional do PT do Recife. O dirigente Francisco Rocha, integrante do diretório nacional, contestou a versão dizendo que não se tratou de intervenção, mas de uma decisão política da executiva nacional, que tem mandato para decidir os candidatos nas cidades com mais de 200 mil eleitores.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG