Em conversa com Rui Falcão e Luizianne Lins, governador do Ceará não deu palavra final sobre pré-candidato petista escolhido no domingo

O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), não deu sua palavra final nesta segunda-feira (4) ao presidente Nacional do PT, Rui Falcão, e à prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, sobre a manutenção da aliança entre os dois partidos nas eleições municipais.

Ciro Gomes: “Fortaleza não aguenta mais tanto descalabro”

Ivo Gomes: “Continuidade em detrimento da educação e da saúde do povo?”

Na conversa com os petistas, Cid informou que antes de fechar questão sobre o assunto, irá consultar os demais integrantes de seu partido sobre o nome do pré-candidato, secretário de Educação de Fortaleza, Elmano Freitas, escolhido por aclamação no domingo em encontro municipal da sigla.

A própria Luizianne se encarregou de anunciar o posicionamento do governador em uma entrevista coletiva, minutos após o término da reunião. A prefeita falou à imprensa em um hotel localizado na orla da cidade, próximo do Palácio da Abolição, sede do governo do Estado, onde houve a conversa.

A entrevista durou aproximadamente meia hora. Luizianne não deu detalhes sobre termos de um possível acordo, mas confirmou que foi oferecido a Cid Gomes o apoio do PT ao candidato indicado por ele para a disputada sucessão do governo do Estado nas eleições de 2014 . “Cid vai levar ao PSB as condições”, disse.

Segundo Luizianne, a decisão do PSB não tem data acertada para sair e será informada a ela por meio de um telefonema. “Vou esperar a ligação dele”.

Rui Falcão foi o encarregado de mediar o diálogo entre Luizianne e Cid. Apesar da parceria entre PSB e PT desde 2004 no Ceará, de ocuparem os cargos mais importantes de seus partidos no Estado, e ainda acumularem as presidências estaduais das siglas, os dois não conversavam há meses, a não ser por meio de interlocutores. "Foi o reinício de uma conversa'', analisou Falcão.

Resistência

Cid sempre deu declarações defendendo a manutenção da aliança e afirmando que não tinha veto contra nenhum nome posto pelo PT. Agora, se quiser convencer seu partido a apoiar Elmano, terá de enfrentar a resistência de vários correligionários de peso, entre eles, seu irmão mais velho, o ex-ministro Ciro Gomes, e o mais novo, Ivo Gomes, deputado estadual licenciado e chefe de gabinete do governador – tido como seu seu braço direito e principal articulador político.

Os dois irmãos de Cid comandam o bloco dos insatisfeitos do PSB e costumam fazer críticas públicas à gestão de Luizianne com frequência. O alvo costumeiramente é o desempenho da atual gestão na área de Educação.

Quem é Elmano Freitas?

Na entrevista, a prefeita contou ainda que Cid não conhece pessoalmente o pré-candidato petista. Elmano Freitas, 42 anos, nunca disputou um cargo eletivo. Ele é advogado e militante filiado ao PT desde 1989. Há dois anos, assumiu a pasta de Educação de Fortaleza, logo após uma longa greve dos professores do município. Antes, coordenou o Orçamento Participativo de Fortaleza.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.