PT deve resolver impasse e definir hoje candidato a prefeito de Fortaleza

Partido realiza encontro na capital cearense com a presença de Rui Falcão; sem diálogo com PSB, aliança entre os dois partidos permanece ameaçada

Daniel Aderaldo, iG Ceará |

O PT deve definir neste domingo (3) o candidato que irá disputar a prefeitura de Fortaleza. O favorito é o secretário municipal de Educação, Elmano Freitas. Ele concorre com outros três pré-candidatos, e tem o apoio da prefeita Luizianne Lins, que detém maioria dos votos no diretório municipal.

Leia mais: Impasse sobre obra da Copa aumenta tensão entre Cid e Luizianne no Ceará

Fortaleza: Lula entra em campo para manter aliança com PSB

Mário Sabino
PT deve oficializar a candidatura de Elmano Freitas, apoiado por Luizianne

A escolha será feita por 300 delegados. A , articulado com outras tendências do partido, tem 68% dos votos. Disputam o deputado federal Artur Bruno, o vereador Guilherme Sampaio e o secretário das Cidades do Ceará, Camilo Santana.

São Paulo: Haddad reforça interesse em ter PSB aliado já no 1º turno

Militante ligado a movimentos sociais, 42 anos, Elmano assumiu a Secretária da Educação de Fortaleza em meados do ano passado, logo após a crise que atingiu a pasta devido a uma greve de dois meses dos professores. Dos quatro pré-candidatos na disputa, é o único que nunca concorreu a um cargo eletivo. Ao iG , ele já argumentou que “a população espera não o nome mais conhecido, mas o que tenha qualidade”.

Aliança

Embora defenda publicamente a manutenção da aliança com os petistas em Fortaleza, o governador Cid Gomes (PSB) ainda não teve um encontrou formal com a prefeita Luizianne para discutir o tema.

Os dois são os presidentes estaduais, líderes maiores e principais articuladores de suas siglas, mas conversam somente por interlocutores e nunca estiveram próximos de fechar questão sobre o qual seria o nome do PT a encabeçar a chapa. A prefeita já chegou a reclamar do governador que não estaria atendendo suas ligações.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já foi chamado a intervir. Cid se adiantou e conversou antes com o petista, o que desagradou Luizianne. Depois, foi a vez de a prefeita pedir ajuda para resolver o impasse. Os detalhes do encontro, contudo, não foram divulgados.

O presidente Nacional do PT, Rui Falcão, irá a Fortaleza participar do encontro. Durante sua estadia na capital, está prevista uma reunião com Cid e Luizianne para mais uma tentativa de diálogo. “O presidente vem para cá para ajudar na manutenção da aliança”, disse ao iG o presidente municipal do PT, Raimundo Ângelo.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG