Começa investigação sobre mortes na ditadura

Ministério Público Federal em quatro Estados realizam esforço conjunto para apurar fatos narrados por ex-delegado do DOPS

iG Brasília |

O ex-delegado do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), Cláudio Guerra, prestou os primeiros depoimentos durante o processo de investigação instaurado pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Polícia Federal (PF) para averiguar as mortes narradas por ele no livro “Memórias de uma guerra suja”, cuja primeira cópia foi obtida com exclusividade pelo iG .

Veja as revelações sobre crimes da ditadura

Agência Porã
Ex-delegado Claudio Guerra fez revelações sobre crimes da ditadura em livor

O ex-delegado dá os nomes dos comandantes da operação, “os mesmos de sempre”:

Vídeos mostram cemitérios de militantes de esquerda

Os primeiros depoimentos aconteceram na sede do Ministério Público Federal em Vitória (ES). Também foi ouvido o ex-sargento do Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI) Marival Chaves Dias do Canto. Os primeiros depoimentos são fruto de uma investigação conjunta dos MPF’s dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. O teor dos depoimentos não foi divulgado. A investigação ocorre em caráter sigiloso.

O depoimento dos dois agentes da ditadura durou aproximadamente 16 horas nesta segunda e na terça-feira. Há aproximadamente duas semanas, o procurador da República em Campos (Rio de Janeiro), Eduardo de Oliveira, adiantou ao iG que pretendia ouvir Guerra como parte da investigação sobre as mortes.

Também como parte do processo de investigação, devem ser realizadas perícias nos locais citados por Guerra como cemitérios clandestinos de agentes de esquerda, executados durante o regime militar. Há aproximadamente um mês, integrantes da Polícia Federal fizeram uma visita na usina de açúcar Cambahyba, no Rio de Janeiro (onde Guerra afirma ter executado e incinerado dez militantes de esquerda) e em um matagal em Belo Horizonte.

    Leia tudo sobre: memóriasdeumaguerrasuja

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG