Advogado confirma fala de Demóstenes no Conselho de Ética

Antônio Carlos Almeida Castro, o Kakay, garante depoimento do senador nesta terça-feira. Congressista sofre processo

iG Brasília |

O senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) vai prestar depoimento no Conselho de Ética do Senado, hoje, a partir das 9h30. A garantia é do advogado do congressista, Antônio Carlos Almeida Castro, o Kakay. "Ele sabe que precisa prestar contas ao Senado. E o Conselho de Ética é o local adequeado, já que se trata de uma questão política", afirma.

Demóstenes sofre um processo por quebra de decoro parlamentar cuja pena máxima é a perda do mandato. Ele é acusado de mentir sobre seu envolvimento com o bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Cachoeira. Também é apontado pelos colegas por atuar como uma espécie de lobista da quadrilha encabeçada pelo bicheiro que está preso.

O relator do caso de Demóstenes no Conselho de Ética é o senador Humberto Costa (PT-PE). Em 3 de maio deste ano, ele apresentou um relatório preliminar que pede a cassação do congressista goiano. Para Costa, Demóstenes mentiu, durante discurso na tribuna do Senado, sobre como era sua relação com o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

"Está em debate não é a imagem do parlamentar individualmente considerada, mas a do Parlamento. Se os atos foram praticados no exercício do mandato de senador, projetando-se para a atualidade e atingem a imagem do Senado Federal, não há que se alegar ilegítima a inauguração de um procedimento investigatório", escreve Costa no relatório de 63 páginas.

O Conselho de Ética é composto por 15 membros. Presidido por Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), o colegiado conta com quatro senadores do PMDB, dois do PSDB, três do PT, um do PTB, um do DEM, um do PR, um do PP e um do PDT. Até para amigos de Demóstenes no Senado, é dada como certa a cassação no Conselho, onde o voto é aberto. Ele espera se safar no plenário, onde o voto é secreto. 

    Leia tudo sobre: cpidocachoeirademostenes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG