Ausência de advogado não interfere em parecer sobre Demóstenes, diz relator

Para o senador Humberto Costa (PT-PE), a análise do processo é política e independe de provas consolidadas, como ocorre na Justiça

iG São Paulo |

O senador Humberto Costa (PT-PE), relator do processo de cassação por quebra de decoro do mandato da senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), disse que a ausência do advogado Ruy Cruvinel na audiência pública desta terça-feira praticamente não interfere no parecer que pretende apresentar ao conselho em junho.

Leia mais: Depoimento de advogado no Conselho de Ética é desmarcado

Leia também: Cachoeira não comparecerá ao Conselho, diz advogado de Demóstenes

Saiba mais: Relator espera decisão sobre Demóstenes antes do recesso

O petista frisou que a análise desse processo é política e independe de provas consolidadas, como ocorre na Justiça. Ruy Cruvinel seria uma das testemunhas de defesa do senador Demóstenes Torres.

Logo após a reunião, Humberto Costa disse que as gravações da Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, serão tratadas de forma "relativa". "Vou tratar como fatos notórios, daí porque não teria necessidade de realizar provas, fazer perícias", afirmou. 

A ausência do advogado Ruy Pimenta, primeira testemunha de defesa que iria depor no conselho, em nada alterará o calendário de entrega do parecer estabelecido por Humberto Costa. "Para nós, não muda nada a ausência dessas pessoas. Ao contrário, eu acho que elas terminam por prejudicar o próprio senador Demóstenes", disse o relator.

O segundo convidado para depor em favor de Demóstenes Torres é o próprio Carlinhos Cachoeira. A audiência está marcada para a próxima quarta-feira, às 14 horas, mas ele não é obrigado a comparecer.

O advogado de Demóstenes, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, disse que Cachoeira não prestará seu depoimento ao Conselho, em informação que lhe teria sido passado pelo próprio advogado do bicheiro, o ex-ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. 

Com Agência Brasil

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG