STF deve voltar a discutir julgamento do mensalão na próxima semana

Segundo o presidente da Corte, ministro Carlos Ayres Britto, a ideia é avançar no debate sobre cronograma e logística das sessões

Agência Brasil |

O julgamento do mensalão deve ser tema da reunião administrativa dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) prevista para a próxima terça-feira (22). Segundo o presidente da Corte, ministro Carlos Ayres Britto, a ideia é avançar no debate sobre o cronograma e a logística, iniciado no último dia 9 de maio.

Leia mais: Julgamento do mensalão deve durar de 3 a 4 semanas, diz STF

Assista: 'Julgamento terá sessões especiais', diz Ayres Britto

Saiba mais: Entenda as acusações contra cada réu do mensalão

“Avançaríamos alguma coisa em termos de cronograma, de logística, de formatação. Independentemente do dia que se marcar para julgamento, já teríamos algumas coisas encaminhadas”, disse o ministro ao final da sessão plenária do STF desta quinta-feira.

Britto disse que a sessão administrativa ainda não está agendada porque as ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber ainda não confirmaram disponibilidade na data. A ideia é que a reunião ocorra no final da tarde, entre o término da sessão das turmas do STF e o início da sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A Ação Penal 470, conhecida como processo do mensalão, tramita no STF desde 2007. Ela apura o envolvimento de 38 réus em um esquema de compra de votos de parlamentares no primeiro governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na sessão plenária do dia 9 de maio, ficou acertado que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, terá cinco horas para fazer a acusação e a defesa de cada réu uma hora. Os ministros também definiram que o relatório de Joaquim Barbosa, que tem mais de 100 páginas, será resumido para cerca de três. O objetivo das duas medidas é poupar tempo, já que a expectativa é do julgamento durar pelo menos três semanas. 

    Leia tudo sobre: mensalãoSTF

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG