Escolha da Comissão da Verdade foi “equilibrada” diz presidente da OAB

Segundo Ophir Cavalcante os sete membros são profundos estudiosos, respeitados e com conhecimento da matéria

iG Brasília |

Agência Brasil
Presidente da OAB, Ophir Cavalcante
Por meio de nota oficial, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, classificou como “equilibrada” a escolha dos membros da Comissão da Verdade. A indicação dos sete membros foi publicada nesta sexta-feira (11), no Diário Oficial da União (DOU).

Entenda: Como atuará a comissão
Pressão: Manifestação cobrou a escolha dos nomes
Revelação: Dilma anuncia integrantes da Comissão da Verdade
Perfil: Comissão da Verdade exclui “símbolos” da luta contra a ditadura

Segundo Cavalcante, os membros escolhidos são “profundos estudiosos, respeitados e com conhecimento da matéria”. “Eles devem atuar com senso da mais alta responsabilidade na apuração de fatos que precisam ser passados a limpo, para que a verdade histórica seja conhecida em sua plenitude”, disse Cavalcante.

Farão parte da comissão da verdade o advogado José Carlos Dias, conselheiro da Comissão de Justiça e Paz de São Paulo; a advogada Rosa Maria Cardoso da Cunha, que defendeu vários presos políticos durante o regime militar, inclusive a presidenta Dilma Rousseff (PT); o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Gilson Dipp; o diplomata Paulo Sérgio Pinheiro; o ex-procurador geral da república Cláudio Fontelles; o escritor José Cavalcanti Filho e a psicanalista Maria Rita Kehl.

Ainda na visão do presidente da OAB, existe a expectativa de que os trabalhos da Comissão sejam realizados com “total rigor e, ao mesmo tempo, equilíbrio, para que não paire qualquer sentimento de radicalismos nem de um lado nem de outro”. “Que as famílias dos mortos e desaparecidos tenham, como fruto de seu trabalho, uma resposta definitiva às angústias e sofrimentos vividos por tanto tempo”, finaliza.

    Leia tudo sobre: Comissão da verdademembrosOAB

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG