Em meio a denúncias, vereador tucano pede desfiliação em Curitiba

"Ele está fora do PSDB, era o desejo da maioria", diz presidente estadual em exercício da legenda, Valdir Rossoni

AE |

selo

O ex-presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), pediu sua desfiliação do partido na noite de segunda-feira, minutos antes da reunião dos diretórios estadual e municipal, que estavam propensos a votar pela sua expulsão. Derosso é acusado de estar envolvido em irregularidades em contratos de publicidade e, em razão disso, já tinha renunciado à presidência da Casa que comandava desde 1998. Ele também responde a uma ação de improbidade administrativa, em razão da qual teve parte dos bens tornados indisponíveis.

Eleições 2012: Em São Paulo, PSDB faz evento para selar apoio de Trípoli a Serra

Mais PSDB: Serra ouve cobrança de militante tucano e pede ajuda no boca a boca

Calendário: Eleitor tem até o dia 9 para tirar o título e regularizar sua situação

A carta em que pediu a desfiliação foi escrita à mão e não trazia nenhuma justificativa. Nesta terça-feira, ele esteve na Câmara Municipal para participar da sessão, mas preferiu não conversar com os jornalistas. Sem filiação partidária, Derosso não poderá concorrer à reeleição em 2012. Pela legislação, qualquer mudança de partido precisa ser feita um ano antes das eleições. A princípio, o vereador permanece no seu sexto mandato consecutivo até 31 de dezembro.

Apesar de se manter ainda no cargo, o PSDB ou o suplente, Edson Rodrigues, podem entrar com pedido na Justiça Eleitoral requerendo a vaga. O suplente já manifestou interesse em fazê-lo, mas antes deve se reunir com o diretório municipal. Para o presidente estadual em exercício da legenda, deputado estadual Valdir Rossoni, as denúncias contra o ex-filiado não devem atrapalhar o partido nas eleições. "Com a postura firme nessa questão nós achamos que a eleição não terá nenhuma dificuldade para o PSDB e para os nossos aliados", disse. "Ele está fora do PSDB, era o desejo da maioria".

    Leia tudo sobre: eleições2012eleições2012paranápsdbcuritibadenúncias

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG