Uso de ferramentas do Google nas eleições esbarra na legislação

Nos EUA, empresa oferece busca exclusiva para notícias sobre eleições e ferramenta de interação, mas lei brasileira veta recursos

Claudia Tozetto, enviada a Santiago |

Ferramentas do Google para uso durante as eleições ainda não chegaram ao Brasil por conta de restrições do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Google Política & Eleições ( http://www.google.com/elections/ed/us ) funciona nos Estados Unidos e permite aos usuários navegar por notícias e informações sobre candidatos.

Mais sobre as eleições: Eleitor tem até dia 9 para tirar ou transferir título

Calendário: Fique por dentro das principais datas das eleições de outubro

Guia do eleitor: Tire suas dúvidas sobre documentos para as eleições

De acordo com Félix Ximenes, diretor de comunicação do Google no Brasil, representantes do Google e do TSE se reúnem desde 2008, mas a chegada dos produtos ainda não foi autorizada.

“Assim como no rádio e TV, o governo brasileiro quer controlar a exposição de cada candidato também na web”, diz Ximenes. Além dos Estados Unidos, a ferramenta funciona apenas em quatro países: Egito, França, México e Senegal.

Além da ferramenta de busca específica sobre eleições, o Google oferece ferramentas gratuitas para candidatos, como o Google Moderator. Ela permite que candidatos ou políticos já eleitos vejam perguntas cadastradas pelos internautas de seu País. Segundo Ximenes, os próprios internautas podem votar nas perguntas mais interessantes, que passam a ser mostradas no topo da lista.

O uso desta ferramenta pelos candidatos, segundo ele, também foi vetado pelo TSE. “Eles têm receio que os candidatos contratem cabos eleitorais para ‘subir’ as questões de forma artificial, o que prejudica o debate público”, disse Ximenes. A ferramenta Google Moderator, que atualmente é usada pelo presidente dos EUA, Barack Obama, também já foi colocada à disposição da presidenta Dilma Rousseff.

A jornalista viajou a convite do Google

    Leia tudo sobre: eleições2012internetTSEcandidatos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG