Prazo para eleitor transferir ou tirar o título termina na quarta

Os cartórios de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia farão plantão neste fim de semana

iG São Paulo |

Os eleitores de todo o País têm até o dia 9 de maio, próxima quarta-feira, para transferir ou tirar o título eleitoral para votar nas eleições de outubro. Esse prazo também vale para quem precisa regularizar sua situação com a Justiça eleitoral, ou seja, aqueles que deixaram de votar nas últimas eleições e não justificaram sua ausência.

Calendário eleitoral: veja as principais datas da eleição de outubro

Guia do eleitor: tire todas as suas dúvidas sobre documentos e a eleição

Para tirar, transferir ou regularizar o documento, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral mais próximo de sua casa ( veja endereços no site do TSE ).

Em São Paulo, os cartórios eleitorais abrem neste fim de semana, em esquema de plantão, das 9h às 18h. Também haverá plantão no sábado e no domingo nos cartórios de Minas Gerais (Belo Horizonte, das 8h às 17h; interior, das 12h às 18h), do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, das 9h às 19h; interior, das 12h às 19h), da Bahia (das 8h às 18h). O Rio de Janeiro não terá plantão no fim de semana, porém estenderá o horário até as 19h nos dias 8 e 9 de maio.

Quem for tirar o título de eleitor pela primeira vez deve levar documento de identidade, comprovante de endereço recente e comprovante de quitação militar para homens entre 18 e 45 anos. A Justiça eleitoral avisa que a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o passaporte não são aceitos.

No caso de transferência e regularização do documento, o eleitor deve levar o título, o documento de identidade e um comprovante de residência recente. É necessário que tenha passado um ano da primeira inscrição ou da transferência anterior. O eleitor também precisa morar no novo endereço por pelo menos três meses.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informa ainda que os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida também têm até 9 de maio para pedir sua transferência para uma seção eleitoral especialmente adaptada.

O voto é facultativo entre 16 e 18 anos e podem tirar o título aqueles que completarem 16 anos até o dia 7 de outubro, quando acontece o primeiro turno da eleição municipal que vai escolher prefeitos e vereadores de mais de 5,5 mil municípios.

Segunda via do título

O eleitor que teve seu título extraviado pode solicitar a segunda via até 27 de setembro, no cartório eleitoral onde está inscrito. A segunda via somente é emitida nos casos em que não há qualquer alteração de dados e endereço.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG