Brizola Neto toma posse hoje como novo ministro do Trabalho

Aos 33 anos, pedetista será o ministro mais jovem do governo de Dilma

iG São Paulo |

O deputado federal Brizola Neto (PDT-RJ) toma posse nesta quinta-feira (3) como novo ministro do Trabalho. Aos 33 anos, o pedetista é o ministro mais jovem do governo da presidenta Dilma Rousseff e, apesar de ter sido convidado para o cargo há dois meses , a decisão demorou para sair porque o seu nome sofria resistência do grupo do antecessor, Carlos Lupi, dentro do PDT.

Especial: Conheça o ministério comandado por Dilma

Por isso, antes de confirmar Brizola Neto no Trabalho, Dilma chamou Lupi e o deputado para uma conversa no Palácio do Planalto na última segunda-feira (30), como antecipou a coluna Poder Online .

Perfil: Aos 33 anos, Brizola Neto é o ministro mais jovem do governo Dilma

Brizola costurou apoio dentro do partido em torno de seu nome , sobretudo junto a integrantes da bancada da Câmara. Seu maior aliado no PDT é o deputado Paulinho (SP), que é também presidente da Força Sindical.

No momento mais crítico das negociações, Paulinho ameaçou romper com o governo e aderir à oposição. Brizola Neto também impôs uma derrota a Carlos Lupi, na disputa pelo diretório regional do PDT do Rio de Janeiro.

Lupi foi ministro do Trabalho entre 2007 e dezembro do ano passado. Ele deixou o cargo após uma série de denúncias de irregularidades na pasta. A mais grave refere-se ao uso de um avião de uma ONG que presta serviços à pasta do Trabalho.

Ao confirmar o nome de Brizola Neto como novo ministro do Trabalho, Dilma Rousseff disse, em nota, ter confiança de que ele “prestará grande contribuição ao país”.

    Leia tudo sobre: brizola netoministério do trabalho

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG